Servidores da Assistência Social passam por treinamento no TCE
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promove, nesta sexta-feira (16), um curso de treinamento para cerca de 15 servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). O objetivo é oferecer conhecimento técnico e orientações aos agentes públicos.
A qualificação foi solicitada, via ofício, pelo novo titular da Seas, o secretário Sebastião Calegari Filho, ao presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) do TCE, conselheiro Edílson de Sousa Silva.
Na manhã desta quinta-feira (15), a assessora da Seas, Sara Vieira dos Santos, esteve no IEP, no segundo andar do edifício-sede do TCE, onde foi recebida pelo diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, para acertar os detalhes do treinamento.
Na ocasião, o auditor elogiou a atitude do secretário Sebastião Calegari, que, mesmo tendo assumido a Secretaria há menos de uma semana – ele foi empossado pelo governador João Cahulla no último dia 8 –, já se preocupou em oportunizar aos seus servidores conhecimento técnico, para que tenha uma gestão séria e responsável na pasta que ocupa.
“É dever do Tribunal de Contas colaborar com seus jurisdicionados, oferecendo orientação e qualificação”, disse o auditor, ressaltando que, ao término do treinamento, os servidores da Seas estarão mais capacitados para os desafios que terão pela frente no dia-a-dia da administração pública.
O diretor da Escola de Contas ainda lembrou que o TCE oferece aos gestores municipais, aos servidores das entidades receptoras de verbas públicas, à comunidade acadêmica e à população em geral uma série de atividades. “Em julho, estaremos realizando azendo um curso de capacitação para todos os servidores do Estado”, acrescentou Davi Dantas.
AGRADECIMENTO
Já a assessora do secretário de Assistência Social, Sara Vieira dos Santos, agradeceu ao TCE por disponibilizar sua equipe técnica para o treinamento dos servidores. “É importante estarmos atentos às orientações do Tribunal de Contas sobre o que devemos e não devemos fazer, segundo determinam as leis”, declarou.
A capacitação vai ser realizada na sala de treinamentos do IEP, abordando licitação e contratos, controle interno, Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros temas que permitem um melhor acompanhamento das normas na execução dos gastos públicos.