Sem categoria

Presidente do TCE realiza vistoria às obras da Regional de Cacoal

O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, juntamente com o ouvidor, conselheiro Francisco Carvalho da Silva, fizeram, nesta sexta-feira (9), uma vistoria nas obras da Secretaria Regional de Controle Externo de Cacoal.

Além dos conselheiros, também visitaram a construção o prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Planejamento, ocasião em que falaram sobre o projeto paisagístico para embelezar a obra e a cidade de Cacoal. “Queremos ter o Tribunal perto da gente para fazermos tudo conforme a lei determina. O apoio do Tribunal é essencial para o bom andamento da nossa administração”, disse o prefeito.

Pela velocidade com que as obras estão sendo feitas, o presidente José Gomes acredita que o prédio esteja concluído e pronto para ser inaugurado até o final do ano. “Assim como já está acontecendo em Vilhena, onde inauguramos a Secretaria Regional em maio, pretendemos disponibilizar os serviços do Tribunal de Contas o mais rápido possível para Cacoal e os municípios do seu entorno”, disse.

O conselheiro José Gomes falou também da segurança e da transparência que a interiorização trará para os gestores. “A atividade principal do Tribunal de Contas é, obviamente, fiscalizar as contas, mas não podemos deixar de lembrar do seu papel orientador. Essa é uma das funções mais importantes e que será fortalecida com a vinda do Tribunal para o interior”, acrescentou.

Responsável pela Ouvidoria (canal de comunicação do Tribunal de Contas colocado à disposição do cidadão e dos jurisdicionados), o conselheiro Francisco Carvalho destacou as vantagens da interiorização do TCE.

“Para o Tribunal, a fiscalização fica mais fácil e barata, além de aproximar a instituição dos jurisdicionados. Para estes também é facilitado o trabalho de entrega de documentos e a procura de informações e orientações”, explicou, destacando que essa facilidade estende-se também a entidades e associações que queiram de algum modo comunicar-se com o Tribunal de Contas.

Depois da vistoria à Regional, o presidente José Gomes e o ouvidor da Corte, Francisco Carvalho, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos de Souza Pinto, o Katatal, no prédio da Casa de Leis.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da instalação física do TCE em Cacoal. “Com essa iniciativa, ganha a população, ganha a cidade economicamente, e nós, homens públicos, ganhamos mais responsabilidade pelo compromisso de sermos referência para outras cidades”, destacou Katatal.

REGIONAL DE CACOAL

Com 1.500 metros quadrados de área, sendo 800 metros quadrados construídos, o prédio da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE em Cacoal será equipada com instalações e salas para os servidores, além de um auditório com capacidade para 90 pessoas.

A Regional vai atender, além de Cacoal, os municípios de Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste e São Felipe do Oeste, trazendo benefícios para uma população de mais de 230 mil pessoas.

A Regional de Cacoal será a segunda a ser implantada no interior. A primeira foi instalada em Vilhena. Também faz parte do projeto de interiorização do TCE a construção de regionais em Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé, as quais, após concluídas, permitirão ao TCE atender, com maior proximidade, a todos os municípios de Rondônia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo