Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE faz auditoria de gestão em Cerejeiras

Técnicos do Tribunal de Contas (TCE-RO) realizam em Cerejeiras, no Cone Sul do Estado, auditoria de gestão relativa aos meses de janeiro a setembro do atual exercício. O município é administrado pelo prefeito Kleber Calisto de Souza.

Segundo o presidente da comissão, Allan Albuquerque, que é assessor da Secretaria Geral de Controle Externo do TCE, o trabalho que está sendo realizado visa fazer uma avaliação ampla e objetiva da administração do município, levando-se em consideração mandamentos constitucionais, como economicidade, eficiência e efetividade.

O trabalho da equipe – que é composta pelos servidores Maria Madalena Marques Lopes e Nelson Ayres de Almeida, todos lotados na Diretoria Técnica da 1ª Relatoria – ainda está na fase de levantamento de dados e busca de informações para a consolidação do relatório final, que será, posteriormente, encaminhado ao relator das contas de Cerejeiras, conselheiro Paulo Curi Neto.

De acordo com o diretor técnico da 1ª Relatoria, Omar Pires Dias, a auditoria de acompanhamento de gestão não tem caráter punitivo. “Nos casos em que são detectadas irregularidades ou falhas, desde que não haja a intenção do dolo, o gestor tem um período de seis meses para implementar as melhorias, a fim de sanar os problemas”, explicou.

Dos nove municípios da 1ª Relatoria, quatro passaram por auditorias de gestão este ano. Atualmente, além de Cerejeiras, o município de Seringueiras também passa pelo mesmo procedimento, com uma equipe do TCE avaliando a gestão municipal.

“Esse tipo de auditoria foi implantada há dois anos e tem surtido efeito positivo. Em 70% dos casos, os processos retornam à relatoria com manifestação dos gestores sobre as providências tomadas para solucionar os problemas apontados pela equipe técnica”, acrescenta Omar.

O presidente da comissão de inspeção, Allan Albuquerque, ressaltou o apoio recebido por parte da equipe de contabilidade da Prefeitura de Cerejeiras, que disponibilizou toda a documentação necessária para realizar a auditoria. O trabalho, iniciado no último dia 21, vai se estender até o próximo sábado (4).

INTERIORIZAÇÃO

Durante os trabalhos da comissão de auditoria em Cerejeiras, o secretário municipal de Finanças, Valdir Carlos, aproveitou para comentar sobre a presença do TCE no Cone Sul, com a inauguração da Secretaria Regional em Vilhena.

Segundo o secretário, a Regional, que faz parte do processo de interiorização do TCE, tem trazido benefícios diretos para os municípios da região: “Com essa aproximação, o Tribunal facilitou a nossa vida, dando-nos a oportunidade de tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos que envolvem a administração pública.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo