Sem categoria

TCE abre na 2ª-feira oficinas de capacitação para técnicos do Estado

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realiza, a partir de segunda-feira (14) e durante toda a semana que vem, oficinas de treinamento direcionadas aos servidores da administração direta e indireta do Estado. A previsão é capacitar 160 técnicos, repassando a eles os conhecimentos necessários ao bom desempenho de tarefas ligadas à administração pública.

Realizadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e pela Escola de Contas, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), as oficinas têm carga horária de 37 horas, com as aulas sendo realizadas nas salas de treinamento do segundo andar do edifício-sede do Tribunal.

A abertura da capacitação será no auditório da Corte, na próxima segunda-feira (14), às 8 horas, com palestra ministrada pelo conselheiro Edílson de Sousa Silva, presidente da 1ª Câmara do TCE. Ele repassará a forma de atuação da Corte em relação aos seus jurisdicionados, além de falar sobre os novos desafios da administração pública para a efetiva prestação de serviços ao cidadão.

As oficinas serão retomadas na terça-feira (15), com mais duas temáticas sendo apresentadas por técnicos do Tribunal. Na sala I, Flávio Cioffi Júnior fará uma exposição sobre licitação. Já na sala II José Luiz do Nascimento e Flávio Donizete Sgarbi falarão sobre prestação de contas, convênio e tomada de contas especial.

A mesma programação de terça será repetida na quarta-feira (16), sempre em dois horários: das 8 às 12 horas, com intervalo para o almoço e retornando às 14 horas, prosseguindo até às 18 horas.

NOVAS TEMÁTICAS

A temática dos dois últimos dias das oficinas – quinta (17) e sexta-feira (18) – será idêntica: na sala I, Adriel Pedroso dos Reis, Sérgio Vieira Fernandes e Maria Gleidivana Alves repassarão seus conhecimentos sobre atos de pessoal para os participantes.

Já na sala II, Omar Pires Dias falará sobre Gestão Fiscal e Orçamento, com ênfase em Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Nestes dois dias, os cursos serão ministrados nos horários tradicionais: 8h às 12h e 14h às 18h.

De acordo com o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, as oficinas “reforçam o compromisso do Tribunal de intensificar o treinamento do quadro funcional do Estado, contribuindo, também, para dar maior qualidade à gestão pública”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo