Pular para o conteúdo
Sem categoria

Para gestores de Primavera de Rondônia, TCE acerta ao abrir unidade na região

O processo de interiorização por que passa o Tribunal de Contas (TCE-RO), que culmina na abertura de uma unidade regional para atender ao polo de Cacoal, foi considerado como uma medida acertada pelos gestores do município de Primavera de Rondônia.

A prefeita Eloísa Helena Bertoletti entende que, ao implantar a Secretaria Regional de Controle Externo em Cacoal, o órgão garante aos jurisdicionados o devido suporte para evitar que erros sejam cometidos. “É preciso reconhecer o trabalho realizado pelo Tribunal nos últimos anos, é um trabalho qualificado, agindo preventivamente”, ressalta.

Para ela, essa conduta da Corte auxilia as administrações municipais, a fim de que estas consigam cumprir com as exigências da lei, investindo corretamente os recursos públicos. “Hoje se o gestor não tiver uma equipe técnica qualificada, não tem como administrar direito. E o Tribunal, com seus cursos, seminários, capacitações, é fundamental para nos dar esse suporte”, diz.

Ressaltando a importância da aproximação do TCE com o jurisdicionado, o presidente da Câmara de Primavera, vereador Ronilton Vieira, lembra os efeitos positivos dessa iniciativa, como o melhor controle das contas públicas. “A fiscalização é muito importante, até para nos dar tranquilidade nos atos que tomamos como ordenador de despesa”, salienta.

Ainda segundo o vereador-presidente, o deslocamento para Porto Velho, outra dificuldade vivenciada pelos jurisdicionados do interior, será reduzido com a implantação da Regional: “Às vezes, queremos participar de uma capacitação oferecida pelo TCE, mas em Porto Velho fica difícil pela nossa própria falta de recursos. Agora, em Cacoal, acredito que esse problema está solucionado.”

ATENDIMENTO

Com 1.500 metros quadrados de área, sendo 800 metros quadrados construídos, o prédio da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE em Cacoal é equipado com instalações e salas para os servidores, além de um auditório com capacidade para 122 essoas.

Além de Cacoal e Primavera, serão atendidos pela Regional os municípios de Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste e São Felipe d’Oeste, cujas contas serão relatadas pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza. A secretária regional será a técnica Valdelice dos Santos Nogueira Vieira.

O processo de interiorização do TCE, que já tem pleno funcionamento uma unidade em Vilhena, contempla ainda os polos de Ariquemes, Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo