Pular para o conteúdo
Sem categoria

Como lidar com doença na família é tema de palestra no TCE

Os servidores do Tribunal de Contas participaram, nesta quinta-feira (29), da palestra “Como lidar com as doenças na família”, no auditório da Corte. O evento foi organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, Gabinete Médico, Odontológico e Assistencial (GMAO) e Departamento de Recursos Humanos (DERH).

O diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, fez a abertura, agradecendo a presença dos servidores e enfatizando a importância do tema da palestra para todos.

Em seguida, a psicóloga Frieda Sousa apresentou o conceito de saúde e doença, e como o apoio psicológico pode ajudar, tanto o paciente quanto seus familiares, nesses momentos de angústia e desconhecimento.

Depois, explicou as fases de todo o processo, desde a descoberta da doença até o tratamento, e como deve ser a reação de todos os envolvidos neste processo, e como lidar com a situação diante deste revés.

Logo após, o médico Luis Rônei Monteiro ressaltou que a compreensão e o amor àqueles que estão doentes é muito importante, inclusive para sua recuperação, e respondeu alguns questionamentos dos servidores.

Para finalizar, a assistente social Ana Paulo Pereira falou sobre as doenças mentais, abordando as diferenças entre doença e deficiência mental. Também informou onde as pessoas podem procurar os programas de apoio na rede pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo