Pular para o conteúdo
Sem categoria

Mais de 200 são capacitados no Fórum de Atualização Administrativa em Ariquemes

Foi encerrado nesta terça-feira (7) o Fórum de Atualização Administrativa do polo de Ariquemes, com um saldo positivo de mais de 200 pessoas capacitadas, entre gestores, legisladores e técnicos municipais. O Fórum fez parte da programação de inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado em Ariquemes.

Promovido pelo TCE, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, em parceria com a Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes (Faema), que cedeu suas dependências para o treinamento, e a Prefeitura de Ariquemes, o evento foi composto por sete oficinas com temas relativos à administração pública.

Com uma carga horária total de 8 horas/aula, o Fórum foi realizado pela manhã e à tarde, com ensinamentos práticos e teóricos ministrados pelos auditores do TCE, Omar Pires Dias (Gestão Fiscal e Orçamento) e Francisco Júnior Ferreira da Silva (Tomada de Contas Especial), e pelos técnicos Adriel Reis (Atos de Pessoal), Domingos Caldeira e Paulo César Malumbre (Acessibilidade e Auditoria de Qualidade em Obras Públicas), Flávio Cioffi Júnior (Licitação), Laércio Fernando Santos (Gestão Pública) e Manoel Neto (Meio Ambiente).

De acordo com o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, ações como o Fórum de Atualização, que são destinadas à orientação prévia e qualificação dos servidores, compõem a função pedagógica do TCE e representam um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade da administração pública dos municípios.

EXPECTATIVA

Ao final do Fórum, os participantes destacaram a oportunidade de aprendizado oferecida pelo TCE. “Temos nossas dificuldades no trabalho do dia a dia na Câmara, e a oficina que participei, que foi de Gestão Pública, serviu para que esclarecesse diversos pontos nos quais sempre tenho dúvida”, disse a servidora do Legislativo de Theobroma, Silma Arquelei da Silva.

Servidores do município de Machadinho, Valdirene da Silva, que trabalha na Prefeitura, e Iatson Portes, lotado na Secretaria de Meio Ambiente, falaram sobre as dificuldades de deslocamento até a Capital para cursos, o que está sendo superado pela ação mais próxima do TCE ao inaugurar sua regional no Vale do Jamari.

“Essas oficinas e, obviamente, a regional que o Tribunal está abrindo em Ariquemes são muito importantes para a melhoria da qualidade do nosso serviço, porque os servidores poderão aprender muito mais devido à facilidade de vir até Ariquemes, que é bem mais perto de Machadinho do que Porto Velho”, disse Valdirene.

Já Iatson ressaltou o nível dos instrutores, além do aprofundamento dos assuntos durante os cursos. “No meu caso, pude entender o norte que o Tribunal está nos dando para trabalhar dentro da legalidade e não cometer erros ou falhas”.

Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (Cisan) Central, que reúne 14 municípios do Vale do Jamari, Bruno São Pedro participou da oficina sobre Meio Ambiente e considerou o aprendizado de suma importância para sua formação. “Como é um tema relativamente novo, o técnico do Tribunal nos deixou à vontade para tirarmos dúvidas e, futuramente, não termos problemas nessa área no âmbito municipal”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo