Pular para o conteúdo
Sem categoria

Mulheres são homenageadas no TCE

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), o Tribunal de Contas (TCE), em parceria com as entidades dos servidores – a Associação (ASTC), o Sindicato dos Servidores do Tribunal (SindContas) e o Sindicato dos Profissionais de Controle Externo (SindControle) –, realizou em seu auditório evento voltado ao público feminino da Corte – procuradoras, servidoras e estagiárias.

Em clima de descontração, interação e alegria, foram feitas diversas homenagens, destacando o papel da mulher na sociedade. Em sua saudação às presentes, o presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, sublinhou a presença da mulher em cargos de destaque, dando como maior exemplo a primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Em relação à participação feminina na Corte, o presidente lembrou que as mulheres ocupam quase 50% da força de trabalho do TCE atualmente. “Essas realidades são uma conquista legítima das mulheres, na sua busca por igualdade total de direitos com os homens”, acentuou.

A atuação das servidoras no TCE, com sua alegria e dedicação, também foi ressaltada pelo presidente do SindControle, Rubens Miranda. Representando a ASTC, o servidor Ivaldo Viana leu poesia de sua autoria, denominada “Mulher”, na qual enfatiza características femininas singulares, como delicadeza, sensibilidade e intuição.

O evento, organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, ainda contou com uma dinâmica ministrada pela psicóloga Frieda de Sousa. Por meio de exemplos práticos, ela ressaltou as conquistas femininas nos últimos anos, notadamente no campo profissional. “Foi-se o tempo em que a mulher era educada apenas para os afazeres domésticos. Hoje ela conseguiu seu espaço”, frisou.

Dando continuidade às homenagens, as servidoras puderam ouvir e cantar duas músicas executadas pelo servidor Gláucio Giordanni: “Você é linda”, de Caetano Veloso, e “Super-Homem, a Canção”, de Gilberto Gil. Logo depois, foi servido um café da manhã, oferecido pelas entidades dos servidores, e ofertadas flores às participantes.

A iniciativa agradou as servidoras, como Fllávia Lima, que trabalha no Controle Externo. Ela considerou importante a interação com outras servidoras e o destaque dado pelo TCE e pelas entidades sindicais às mulheres. “Eventos assim servem para resgatarmos e reforçarmos nosso valor, tanto no seio familiar quanto no âmbito profissional. Eu adorei”, declarou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo