Servidores participam de curso sobre indicadores de desempenho
Com uma carga total de 20 horas/aula, foi aberto nessa segunda-feira (23) o curso sobre indicadores de desempenho, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Escola Superior de Contas, para seus servidores. O treinamento se estende até a próxima sexta-feira (27).
Ministrada pelos professores Flávio Popinigis e Tomás Menéndez Rodríguez, ambos consultores da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), a capacitação reúne cerca de 20 servidores de diversos setores. As aulas estão sendo realizadas no período da tarde, das 14h às 18h30, na sala II da Escola de Contas.
A competência e a experiência dos instrutores, além da oportunidade para o debate visando o aprendizado, foram destacados pelo secretário de Planejamento, Juscelino Vieira, que, em nome da Presidência da Corte de Contas, fez a saudação aos participantes da atividade.
“Trata-se de um tema ao mesmo tempo palpitante e complexo. Para tanto, a Abop nos oferece, através dos professores Tomás e Flávio, a possibilidade de tirarmos todas as nossas dúvidas, e assim criarmos indicadores que nos deem parâmetros para medirmos nosso desempenho na execução do Plano Estratégico do Tribunal para o período 2011/15”, disse o secretário.
Já os instrutores explicaram que, além da exposição teórica, serão utilizados durante o treinamento outros recursos pedagógicos, como exercícios que possibilitam simular o processo de avaliação do desempenho institucional e da elaboração de indicadores.
CRONOGRAMA
O curso é o segundo dos três programados pela Abop para atender o cronograma de monitoramento do Plano Estratégico 2011/15. Os instrutores são os mesmos que, desde o final do ano passado, realizam levantamentos e análises críticas sobre a operacionalização do Plano Estratégico.
Esse trabalho, segundo Flávio e Tomás, foi dividido em quatro fases e tem como foco desenvolver ações que possibilitem o monitoramento da execução do Plano Estratégico.