intranet

Servidores participam de curso sobre português personalizado

Cerca de 200 servidores da sede em Porto Velho e das Secretarias Regionais do Tribunal de Contas no interior do Estado estão participando do curso “Português Personalidade com ênfase na Redação Forense e Elementos da Gramática, aberto nessa segunda-feira (5), no auditório do TCE.

Ministrada pelo professor Eduardo Sabbag, a capacitação busca atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos do corpo funcional da Corte de Contas, especialmente quanto à produção de textos técnico-jurídicos, obedecendo-se também as novas regras ortográficas.

A abertura do curso foi feita pelo conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas (Escon), unidade responsável pela coordenação do curso. O ato contou ainda com a presença do presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara.

Em sua fala, o conselheiro Wilber Coimbra destacou o gabarito do instrutor do curso, de reconhecida competência na temática a ser abordada: “O professor Sabbag, que nos visita pela segunda vez, certamente nos dará uma contribuição relevante, repassando seus conhecimentos sobre o vernáculo e também sobre as ciências jurídicas”, disse.

Já o professor Eduardo Sabbag enalteceu a iniciativa e a preocupação do TCE/Escon em proporcionar aos servidores acesso ao conhecimento: “Nutro o mais profundo respeito pelos Tribunais de Contas, e em particular por esta Corte de Contas, porque são instituições essenciais dentro da estrutura estatal.”

Para os alunos, Sabbag falou da importância de se dedicar ao aprendizado da língua portuguesa e das boas técnicas de redação forense. “Nosso texto tem de seduzir o leitor. E para isso precisamos mudar hábitos, ler bons livros, respeitar as normas gramaticais, não ter uma visão minimalista e bitolada sobre nossa realidade e a que nos cerca”, asseverou.

Em sua aula inaugural, o instrutor ainda fez uma rápida explanação dos assuntos que serão abordados nos cinco dias do curso. Além de leitura, produção e análise de textos, serão discutidos os principais problemas e vícios gramaticais, a linguagem usada em textos oficiais e jurídicos, dentre outros.

Com um total de 20 horas/aula, o curso com o professor Sabbag prossegue até a próxima sexta-feira (9). Ao final da capacitação, que está sendo transmitida de forma on-line para as regionais do TCE em Vilhena, Cacoal e Ariquemes, os servidores receberão certificados expedidos pelo próprio instrutor.

Botão Voltar ao topo