Homenagens e confraternização marcam ato pelos 30 anos do TCE/MPC
Homenagens, confraternização e emoção deram o tom da cerimônia interna realizada nessa segunda-feira (27), no auditório do Tribunal de Contas, em comemoração aos 30 anos do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC), cuja criação (31 de janeiro), posse da primeira composição (22 de abril) e instalação (27 de maio) ocorreram no ano de 1983.
Membros e servidores prestigiaram o evento, aberto com a exibição de um vídeo institucional histórico. Produzida pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), a obra audiovisual encantou a todos, ao resgatar e apresentar, por meio do relato dos primeiros servidores, além de fotos e imagens marcantes, a forma como ocorreu a instalação do TCE, além das dificuldades, curiosidades e lembranças dos primeiros momentos da Corte de Contas do Estado.
A luta e a perseverança desses pioneiros foram destacadas também pelo conselheiro presidente José Euler Potyguara Pereira de Mello, que, em seu pronunciamento, enfatizou a contribuição desses conselheiros, procuradores do MPC e servidores à construção de um Tribunal com efetiva atuação: “De fato, não é fácil ser pioneiro em um Estado em que tudo estava para ser feito”.
O conselheiro presidente ainda citou o relevante trabalho realizado por outros membros e servidores que, durante esses 30 anos deram sua contribuição à missão do TCE e do MPC, bem como a nova geração de conselheiros, procuradores e servidores, os quais, de forma abnegada e comprometida, têm atuado para a melhoria dos processos inerentes à função principal da Corte.
Nesse sentido, ele falou das melhorias e conquistas obtidas ao longo desses 30 anos, melhorando as condições de trabalho para os servidores. “Saímos dos tempos da máquina de escrever para utilizarmos modernos sistemas tecnológicos, a fim de melhor cumprir o papel constitucional do Tribunal de Contas, que é a de zelar pelo erário e fiscalizar os gastos públicos”, concluiu.
PLACAS
Encerrando a cerimônia, foram homenageados, com a entrega de placas, o único membro da primeira composição do TCE ainda em atuação, o conselheiro José Gomes de Melo, e os 10 primeiros servidores da Corte: Maria Auxiliadora Alves de Oliveira, Luiz Carlos Fernandes, Luiz Gomes da Silva Filho, Aluízio Sol Sol de Oliveira, Edmar de Melo Raposo, José Carlos de Almeida, Fernando Ocampo Fernandes, Antônio Carlos Siqueira Ferreira de Assis, Oswaldo Paschoal e Manoel Macedo.