Pular para o conteúdo
Sem categoria

Servidores participam de curso no TCE sobre redação oficial

Contando com a participação de mais de 50 servidores públicos federais, estaduais e municipais, foi realizada nessa segunda-feira (9), no Tribunal de Contas (TCE-RO), a abertura do curso sobre redação oficial, uma realização da Escola Superior de Contas (Escon).

Com carga total de 16 horas/aula, a capacitação é ministrada pela professora Ângela Capilé da Silva e conta com a participação de servidores de diversas unidades do Tribunal de Contas, bem como de órgãos federais, estaduais e municipais.

Coube ao diretor-geral da Escon, Raimundo Oliveira Filho, abrir oficialmente o curso, dando as boas-vindas à instrutora e aos participantes. “Certamente a professora Ângela Capilé trará importante contribuição a todos que estão participando dessa capacitação oferecida pelo Tribunal/Escola de Contas”, diz.

TEXTO OFICIAL

Já a professora Ângela Capilé, em sua abordagem inicial, falou da necessidade de o servidor desenvolver, entre suas competências, a capacidade de produção de textos oficiais, pareceres, relatórios técnicos, de forma clara, objetiva e precisa, visando, assim, alcançar resultados mais qualificados na elaboração de documentos oficiais.

Para tanto, segundo a instrutora, uma das dicas é ler. “Mas isso não pode ser um ato descompromissado, sem foco. É preciso atenção, pois cada tipo de texto tem uma forma específica de dizer determinadas coisas”, ensinou, informando que, na redação oficial, as regras são fundamentadas no Manual de Redação da Presidência da República.

Além de dicas e orientações, o curso com a professora Ângela Capilé, que se estende até quinta-feira (12), abordará ainda a redação de documentos como atestado, aviso, memorando, ofício, autorização, ato declaratório, certidão, ata, certidão, contrato, convênio, entre outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo