Sem categoria

Controle Externo do TCE realiza capacitação para novos servidores

Auditores de Controle Externo recém-empossados pelo Tribunal de Contas já iniciaram o período de treinamento visando o compartilhamento de informações e a aquisição de conhecimentos gerais e específicos sobre diretrizes, conceitos e questões referentes às funções que serão exercidas por eles no TCE-RO. Participam da atividade 25 auditores de controle externo, sendo 13 da área de Direito, seis de Ciências Contábeis, dois de Economia e quatro de Engenharia Civil.

O primeiro módulo foi ministrado nessa segunda-feira (7), na sala II da Escola Superior de Contas (Escon), pelo secretário geral de Controle Externo do TCE, José Luiz do Nascimento, acompanhado dos servidores da SGCE, Francisco Barbosa e Maria Auxiliadora.

Além do organograma e de um panorama geral sobre a área de controle externo, foram destacadas também as finalidades da SGCE, conforme o artigo 236 do Regimento Interno do TCE, as quais envolvem planejamento, organização, execução, coordenação e supervisão de atividades de controle e fiscalização a cargo do Tribunal, bem como assistência e assessoramento aos conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), no exercício das funções que lhe são afetas.

ATÉ AGOSTO

O treinamento para os novos auditores, que continuará até agosto, é realizado sempre no período da tarde, a fim de permitir a cada um deles o desenvolvimento de suas atividades funcionais na parte da manhã.

Serão repassados ainda conceitos sobre temas diversos, entre os quais, fluxograma de processos; elaboração de relatórios técnicos; atribuições do MPC; responsabilização perante o TCE; prestação de contas; tomada de contas especial; atos de pessoal, exame de edital de licitação; normas de auditoria governamental; manual de auditoria; módulos do sistema informatizado Sigap.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo