TCE realiza obras em ambientes internos para implantação do Processo de Contas eletrônico
Dentro do cronograma de implantação do Processo de Contas eletrônico (PCe) no Tribunal de Contas (TCE-RO), estão sendo realizadas pela Corte obras, tanto de reforma quanto de construção, nas dependências internas do complexo de edifícios da sua sede, em Porto Velho.
As obras envolvem adequação dos ambientes internos do Tribunal, visando à instalação de equipamentos tecnológicos, bem como de componentes elétricos (cabos, fios, conectores, entre outros), para comportar a estrutura de tecnologia da informação (TI) necessária à viabilização do PCe.
Entre as ações programadas para atender o cronograma de implantação do Processo de Contas eletrônico, recentemente foi iniciada a reforma nos ambientes da Divisão de Documentação e Protocolo, localizada no térreo do edifício-sede do Tribunal, buscando, assim, adaptar essas instalações físicas ao novo sistema digital.
Também está sendo construída uma nova sala para abrigar a contingência do Centro de Processamento de Dados Seguro do TCE. Esse novo ambiente receberá, entre outros equipamentos, um segundo robô de backup, ferramenta que integra o sistema de segurança da informação da Corte de Contas.
OUTRAS AÇÕES
Além dessas ações que estão em plena execução, o TCE, também em atendimento ao cronograma de implantação do PCe, já reformou e equipou seu laboratório de TI, além de ter realizado a remodelação dos ambientes físicos da Secretaria de Informática (Seinf), setor responsável pela coordenação da implantação do novo sistema de trâmite processual.
A implantação definida do Processo de Contas eletrônico, que está previsto para entrar em funcionamento ainda este ano, só está sendo possível porque o Tribunal vem se preparando há quase dois anos para isso. Entre outros benefícios, o novo sistema trará mais economia, transparência, acessibilidade e agilidade na tramitação processual, atendendo, assim, objetivo estratégico da Corte quanto à redução no tempo de apreciação e julgamento de processos.