Pular para o conteúdo
Sem categoria

Aberto no TCE/Escon curso abordando auditoria governamental

Iniciou-se nesta quinta-feira (16), na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO), em Porto Velho, o curso Auditoria Governamental, que é coordenado pela Escola Superior de Contas (Escon) e tem a presença de servidores de órgãos federais, estaduais e municipais. A capacitação é ministrada pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Ismar Barbosa Cruz.

Bacharel em Direito com 30 anos de experiência em controle e auditoria do setor público (controles interno e externo), Ismar Barbosa inicialmente falou da importância, para as administrações públicas, que seus gestores e servidores tenham conhecimento sobre a auditoria governamental, de modo que se possa garantir um resultado qualitativo do trabalho auditorial.

O instrutor ainda expôs rapidamente alguns dos assuntos que serão enfocados ao longo da capacitação no Tribunal de Contas, envolvendo normas de auditoria e conduta ética do auditor; uma visão geral de controle interno; planejamento, execução, achados e evidências em auditoria governamental; monitoramento e controle de qualidade; benefícios do controle.

Com um total de 16 horas, a capacitação é realizada na sala II da Escola Superior de Contas e ocorre em dois turnos: pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. Ao final, nesta sexta-feira (17), os participantes terão direito a certificados expedidos pelo TCE/Escon.

PROGRAMAÇÃO

Ainda este mês, dando continuidade ao seu calendário de eventos e atividades, o TCE/Escon realizará outras quatro capacitações. Na próxima segunda-feira (20), será iniciado o Programa de Capacitação sobre Gestão Pública Contemporânea, voltado exclusivamente a membros do Tribunal, procuradores do Ministério Público de Contas, conselheiros-substitutos e servidores que ocupam função estratégica de gestão na Corte. Essa capacitação será ministrada pela Fundação Dom Cabral.

Já nos dias 23 e 24, o professor Erivan Pereira de Franca ministra o curso Elaboração de Termo de Referência para Contratos e Prestação de Serviços. Nos dias 30 e 31, o professor Ismar Barbosa volta ao TCE para, juntamente com Cláudio Altounian, ministrar o curso Auditoria em Obras Públicas, na sala II da Escon. Nestas mesmas datas, no auditório do Tribunal, o professor Evaldo Araújo Ramos abordará o tema Licitações Públicas com ênfase no Pregão.

Os cursos com os professores Erivan (elaboração de termo de referência) e Evaldo (licitações públicas) ainda estão com inscrições abertas, na página da Escon no portal do TCE: http://www.tce.ro.gov.br/sigiep/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo