Notícias

Canções natalinas marcam o reinício de atividades do Coral dos Servidores do TCE

Depois de passar por um processo de revitalização, dentro das ações desenvolvidas pelo projeto Gestão de Pessoas por Competências (CGPC), o Coral Cantos de Rondônia do Tribunal de Contas (TCE-RO) retomou suas atividades com ensaios feitos nos últimos dias e a realização, nesta terça-feira (15), de sua primeira apresentação nas dependências da Corte.

Aproveitando o espírito natalino, os servidores-coralistas, sob a batuta do colaborador Carlos Vinicius, encantaram membros e servidores ao executarem canções alusivas à época bastante conhecidas, como “Anoiteceu” e “Noite Feliz” (“Silent Night”). A apresentação contemplou todos os andares tanto do edifício-sede quanto do anexo.

Durante a apresentação no TCE, o coral interpretou canções natalinas
Durante a apresentação no TCE, o coral interpretou canções natalinas

A revitalização do coral – deflagrada após consulta interna realizada pela Comissão de Gestão de Pessoas por Competências (CGPC) – tem como objetivo atender ação elencada em objetivo estabelecido no Plano Estratégico da Corte para o período 2011/15, qual seja, implementar a política de gestão de pessoas, com ênfase à valorização do servidor.

NOVOS INTEGRANTES

Os integrantes do coral que foi revitalizado após ação da Gestão de Pessoas por Competências
Os integrantes do coral que foi revitalizado após ação da Gestão de Pessoas por Competências

Para 2016 o coral estará recebendo novos integrantes. A partir de fevereiro os interessados podem procurar a equipe de coordenação do coral, integrada pelos servidores Rubens Miranda e Jessé de Sousa e pelo colaborador Carlos Vinicius, a fim de realizar avaliação e classificação vocal.

Deve-se ressaltar, porém, que a participação do servidor no coral é condicionada à negociação entre ele e sua chefia, considerando que os ensaios ocorrem durante o horário de expediente, no auditório, onde são reunidos todos os naipes de vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) buscando apurar a afinação e a sincronia dos participantes, bem como trabalhar o repertório musical.

Entre os benefícios do canto para a saúde física e mental do ser humano está o efeito fisiológico da respiração abdominal (a mais profunda), que prevalece quando se canta, se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Essa respiração fornece ar adicional ao pulmão, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória. Cantar também gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo