Notícias

Palestra, plantio e distribuição de mudas de árvores marcam Semana do Meio Ambiente no TCE-RO

Em homenagem à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Secretaria Geral de Controle Externo/Diretoria de Controle Ambiental (SGCE/DCA), realizou nesta terça-feira (7), em seu auditório, uma programação especial para servidores e estagiários.

Abrindo o evento, o conselheiro presidente Edilson de Sousa destacou a preocupação que todos devem ter com a questão ambiental, não só no âmbito institucional, mas no dia a dia, adotando-se uma postura ecologicamente responsável: “Geralmente só tomamos cuidado de algo quando o perdemos, mas não deve ser assim. É fundamental estarmos atentos a todos os meios possíveis para reduzir o impacto sobre a natureza”, disse.

O conselheiro presidente Edilson de Sousa citou ações sustentáveis realizadas pelo TCE-RO
O conselheiro presidente Edilson de Sousa citou ações sustentáveis realizadas pelo TCE-RO

No que se refere à gestão do TCE-RO, o conselheiro presidente citou ações de cunho administrativo, tecnológico e jurisdicional que têm contemplado o uso racional e sustentável dos recursos naturais, frisando, em especial, a realização do fórum em comemoração aos 33 anos do Tribunal, que teve como temática a sustentabilidade como vetor da administração pública.

PALESTRA

Em continuidade à programação especial da Semana do Meio Ambiente no TCE, houve ainda a exibição de vídeo alusivo ao tema, além da apresentação da palestra “Boas Práticas”, pelo servidor do Tribunal de Justiça (TJ-RO), Flávio Araújo, especialista em eficiência energética.

Entre outros aspectos, foi citada a questão ambiental como inerente à própria cidadania, a partir da interpretação do preceito constitucional de que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado.

“A responsabilidade socioambiental não deve ser uma pauta apenas dos órgãos públicos ou da iniciativa privada, mas de todos nós, cidadãos, pois o que está em jogo é o futuro da geração atual e das que ainda virão”, acentuou o palestrante, que ainda desenvolveu uma dinâmica com foco na reflexão sobre a importância da participação de cada um na preservação ambiental.

Distribuição de mudas encerrou a programação especial pela Semana do Meio Ambiente no Tribunal de Contas
Distribuição de mudas encerrou a programação especial pela Semana do Meio Ambiente no Tribunal de Contas

Encerrando o evento, houve o plantio de mudas de árvores na área externa do complexo de prédios do TCE, além da distribuição de plantas nativas da região Norte, como açaizeiro, além de árvores frutíferas, a exemplo do tamarindo, graviola, jambo, e nobres, como o ipê amarelo e roxo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo