Notícias

Cerimonial e Protocolo é tema de capacitação ministrada pelo TCE a servidores do Detran

Foi ministrado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), a convite do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Workshop sobre Técnicas de Cerimonial e Protocolo na última quinta-feira (6), para servidores daquela autarquia.

Organizada pela Coordenadoria de Comunicação do Detran-RO, a capacitação teve como instrutora a chefe da Assessoria de Cerimonial do Tribunal de Contas, Mônica Borges, e contou com a presença de 25 servidores do Departamento Estadual de Trânsito.

O conteúdo do curso incluiu tópicos como breve histórico do Cerimonial; conduta para um cerimonialista; competência do Cerimonial; conceituação: Cerimonial, Protocolo e Etiqueta; tipos de Cerimonial; traje e postura; “check list”: local do evento, decoração, convite (particularidades); ordem geral de precedência; evento; etapas para a realização de um evento; cerimônias e composição da mesa.

Durante o workshop foram repassados os principais conceitos pertinentes às atividades de um cerimonialista, incluindo exemplos de situações comuns à função. “É uma oportunidade para a troca experiências, pois muitos que atuam nessa área se interessam em aprender para se aprimorar e tornarem-se profissionais ainda melhores”, disse a instrutora.

Para quem participou das atividades, a aprendizagem foi de grande utilidade, como explica a responsável pelo Cerimonial do Detran, Júlia Calixto: “O workshop ajudou bastante a esclarecer muitas dúvidas que eu tinha, principalmente porque vi muita coisa que uso no dia a dia”.

  • Fonte: Detran-RO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo