Noções de conforto ambiental com foco na ergonomia são repassadas aos servidores do TCE
Foi realizada para os servidores do Tribunal de Contas na última quinta-feira (13), na sala de aula da Escola Superior de Contas (Escon), a capacitação Noções de Conforto Ambiental com foco na Ergonomia, ministrada pelo fisioterapeuta Charles dos Santos Silva.
A atividade integra as ações do Subprograma de Saúde e Segurança no Trabalho (SSST) do Tribunal, a cargo da Secretaria-Geral de Administração (SGA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas/Divisão de Benefícios Sociais (Segesp/Dibens).
O objetivo é a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, com vistas à valorização dos servidores.
Durante a capacitação, o instrutor Charles dos Santos enfocou aspectos referentes à ergonomia, abordando, entre outros pontos, os riscos da má postura, formas de prevenção e tratamento, além de exercícios que auxiliam na melhoria física do servidor e, consequentemente, em seu rendimento, concentração e produtividade.
Foi citada ainda pelo profissional a importância de atividades físicas, como a ginástica laboral, envolvendo suas três fases: preparação, compensação e relaxamento.
Citou ainda os benefícios dessa atividade, como melhora na disposição para o trabalho, diminuição da tensão muscular, aumento da oxigenação dos músculos e do sangue, diminuição dos riscos de acidentes de trabalho por falha humana, bem como do absenteísmo (falta ao trabalho) e afastamentos.