Notícias

Aberta inscrição para curso do TCE/Escon sobre o envio de prestações de contas pelo Sigap Corporativo

Todo o funcionamento do Sigap Corporativo/Recepção de Dados, sistema informatizado do Tribunal de Contas destinado, entre outras ações, ao encaminhamento dos relatórios e demonstrativos referentes às prestações de contas dos prefeitos, será repassado durante capacitação a ser realizada nos dias 9 e 10 de março, no auditório do TCE-RO, em Porto Velho.

Organizado pela Escola Superior de Contas (Escon), o evento tem como público-alvo os técnicos das administrações municipais que atuam nos setores de contabilidade e controle interno e também os prestadores de serviços de contabilidade, principalmente os responsáveis pelo envio de documentos ao Tribunal de Contas.

Segundo a Escon, as vagas para o curso foram distribuídas de modo a contemplar todos os municípios do Estado, que poderão inscrever até o limite máximo de três representantes, entre contadores e controladores. Essa medida visa, principalmente, facilitar o acesso dos jurisdicionados do interior.

As inscrições devem ser feitas, gratuita e exclusivamente, através da página da Escola Superior de Contas no portal do TCE (no menu “Conheça o TCE-RO”), ou acessando este link.

CONTROLE EXTERNO

O curso sobre o Sigap Corporativo/Recepção de Dados foi modelado para atender demanda da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) do Tribunal de Contas, no tocante a melhorias no processo de análise das prestações de contas das administrações municipais, estando em sintonia com o objetivo do Plano Estratégico do TCE-RO 2016/2020 de capacitar os jurisdicionados.

A ideia do treinamento é a de proporcionar entendimento sobre o sistema informatizado Sigap e suas funcionalidades, visando permitir que se realizem as análises dos documentos (análise prévia) antes da emissão pela Corte de Contas do recibo de envio das contas, evitando-se, assim, a recepção de relatórios e demonstrativos que não estejam de acordo com os instrumentos normativos do TCE.

Os ensinamentos serão repassados por servidores do próprio Tribunal que atuam diretamente na área de controle externo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo