Notícias

Sugestões ao planejamento estratégico da Atricon são apresentadas em reunião de membros no TCE-RO

Em programação paralela ao VI Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, foi realizada, na sede do TCE de Rondônia, reunião técnica da Associação dos Membros dos TCs do Brasil (Atricon) para análise, coleta de informações e sugestões visando à elaboração do Planejamento Estratégico da entidade, horizonte 2018/2023.

Dirigida pelo conselheiro Valter Albano (TCE-MT), que coordena a elaboração do novo planejamento, a reunião contou com a participação do presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), e do vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de estudos e pesquisas dos TCs, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), além de representantes de 20 Cortes de Contas, entre os quais, conselheiros e conselheiros-substitutos do anfitrião TCE-RO.

Em sua fala, o conselheiro Valter Albano, ao agradecer ao TCE-RO, lembrou que a Corte rondoniense é a 16ª a ser visitada, tendo em vista o objetivo de percorrer todos os 34 tribunais do país, levantando informações e sugestões que possam vir a subsidiar a atuação da entidade no próximo quinquênio.

Também foram apresentados e debatidos os desafios da reforma constitucional, incluindo a proposta encaminhada pela Atricon ao Congresso Nacional, em face do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC) e da alteração na composição das Cortes de Contas, destinando maioria das vagas às carreiras técnicas.

TÔ NO CONTROLE

O Tô no Controle, ferramenta de controle social implantada pelo TCE-RO, foi apresentada aos membros da Atricon
O Tô no Controle, ferramenta de controle social implantada pelo TCE-RO, foi apresentada aos membros da Atricon

Ainda durante a reunião, o TCE-RO apresentou o portal Tô no Controle, ferramenta que condensa, em um só espaço, uma verdadeira radiografia da realidade atual e passada da administração pública municipal rondoniense, trazendo números, indicadores e informações sobre seus 52 municípios.

Na oportunidade, o conselheiro presidente Edilson de Sousa lembrou que o Tô no Controle representa o esforço do TCE para disponibilizar à sociedade um mecanismo de transparência e controle, que possibilite informação dos municípios rondonienses de forma analítica e de fácil entendimento, dentro, portanto, dos princípios de acesso às informações públicas.

Após a apresentação, o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) parabenizou a Corte de Contas rondoniense pela iniciativa, ressaltando as soluções encontradas e disponibilizadas à população através do Tô no Controle, especialmente na área de educação, um dos focos dos estudos do conselheiro do TCE gaúcho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo