Notícias

PDTI e ações visando melhoria tecnológica no TCE são abordados durante reunião do Cetic

Ações e projetos com foco no aperfeiçoamento da área de tecnologia da informação (TI) realizado no âmbito do Tribunal de Contas com reflexos para todos que utilizam os sistemas da Corte e harmonia com o Plano Estratégico do TCE, horizonte 2016/2020, foram debatidas na última quarta-feira (4) durante reunião do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic).

Realizada na sala de reuniões da Presidência, a atividade contou com a participação do conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e do coordenador do Cetic, conselheiro-substituto Francisco Júnior Ferreira da Silva, além de representantes das unidades que integram o Comitê Estratégico.

Na pauta da reunião, constaram tópicos como a gestão e planejamento do TCE na área tecnológica – entre os quais, a apresentação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), contemplando o horizonte 2017-2019 –, contratação de novos servidores via concurso, ações de capacitação e novos equipamentos e soluções de tecnologia. A pauta foi submetida à apreciação pelos integrantes do Cetic e aprovada por unanimidade.

PDTI

Com relação ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), trata-se de instrumento necessário e importante às instituições públicas, que contempla um conjunto de estratégias e procedimentos a serem seguidos em determinado período, observando-se potencialidades existentes e futuras, com foco no planejamento de excelência das atividades de gestão inerentes à tecnologia da informação, alinhado as ações de governança de TIC.

No caso do TCE-RO, o PDTI foi elaborado em sintonia com objetivos, indicadores, diretrizes e metas estabelecidos pela instituição em suas ferramentas gerenciais e estratégicas, em especial o Plano Estratégico 2016-2020, o Plano Estratégico de TIC e o Plano de Gestão de Riscos da Setic (versão 1.0).

Durante apresentação do PDTI, o secretário Marcelo Rech, da Setic, apresentou, entre outros tópicos, a metodologia aplicada para a elaboração do Plano Diretor, que contou com a participação de outras unidades do Tribunal e cumpriu três etapas de desenvolvimento, quais sejam: a preparação, o diagnóstico e o planejamento.

SOLUÇÃO

Também foi abordado durante a reunião do Cetic o Projeto de Solução de Tecnologia e Comunicação Unificada, denominado UCC, que possibilita estender os limites da Corte de Contas, promovendo a comunicação ágil e eficiente de qualquer lugar com acesso à internet, seja via videoconferência, telefonia convencional, chat, entre outros.

Destacou-se, entre outros pontos, as vantagens de tal ferramenta, como integração com módulos de contact center, ramal remoto, gravação de ligações, monitoramento de disponibilidade, consulta à portabilidade, além do compartilhamento de documentos e mobilidades como: voz conferência, web, vídeo e áudio, controle de presença e e-mail.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar