Pular para o conteúdo
Notícias

ASI reforça práticas de segurança pessoal no período natalino e de recesso

Tendo em vista o período natalino que se aproxima e com ele o recesso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), a Assessoria de Segurança Institucional (ASI) realizou palestra com orientações sobre segurança pessoal. A ação, que também já foi realizada nas regionais do TCE no interior do estado, buscou informar e orientar quanto à educação e ao desenvolvimento da cultura de segurança.

Na ocasião, o chefe da ASI, tenente-coronel PM José Itamir de Abreu, falou aos servidores sobre práticas de segurança a serem adotadas, tanto em seus domicílios quanto nas proximidades do TCE. “É importante que o servidor esteja atento a cuidados simples, mas que podem frustrar ações de criminosos”, disse, citando, entre outros, cuidados ao estacionar o carro, ao caminhar pelas ruas, ao realizar compras.

O chefe da ASI ainda mencionou o uso de celulares pelas vias e o crescente percentual de roubos do aparelho. “ Na maioria dos casos de roubo de celular, a abordagem é muito violenta. É necessário que todos estejam atentos e evitem utilizar o aparelho nas ruas”, salientou.

Também foram repassados dados sobre as principais ameaças e riscos relativos a fatos que acontecem cotidianamente, tais como: sequestro-relâmpago, com pedido de resgate, assalto à mão armada, roubo de celulares e até assassinatos.

O palestrante ressalvou que, ao ignorar práticas seguras, o servidor pode automaticamente passar a praticar situações facilitadoras e que podem levá-lo a ser uma vítima em potencial da ação de criminosos. E disse da importância de se estar atento e se prevenir.

Por fim, o chefe da ASI sugeriu que sejam reforçadas as recomendações e medidas materializadas no Plano de Segurança Institucional (Resolução nº 197/TCE-RO/2015, disponível neste link).

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo