Pular para o conteúdo
Notícias

Tribunal de Contas destaca resultados estratégicos de 2017 durante a RAE

Foi realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Porto Velho, a 4ª Reunião de Análise Estratégica (RAE). Na ocasião, foram apresentados os resultados obtidos ao longo do exercício de 2017, referentes ao monitoramento da execução dos planos de ações, atividades e indicadores previstos no Plano Estratégico 2016/2020 do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

Dirigida pelo presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, com coordenação da equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan), tendo à frente o secretário Juscelino Vieira e composta ainda pelos servidores Igor Lourenço Ferreira e Sérgio Mendes de Sá, a RAE teve a participação de secretários, diretores e chefes dos setores envolvidos na execução e no monitoramento do PE 2016/2020.

Na ocasião, foram apresentados números sobre a execução do Plano Estratégico, consolidados desde o início até o fim do exercício de 2017, bem como a evolução, ao longo do terceiro e quarto trimestres, de indicadores como o Índice de Execução do Plano Estratégico (Iepe) – que registra o grau de execução do PE 2016/2020 – e o Índice de Avaliação das Metas dos Objetivos Estratégicos (Iamoe) – que avalia o cumprimento das metas e objetivos.

Ainda foram destacados na Reunião de Análise Estratégica (RAE), os avanços empreendidos nas áreas de planejamento e estratégia, que têm sido pontos de partidas e balizadores dos processos de gestão ocorridos no Tribunal.

Foi apresentado o Comparativo de Processos por Exercício, demonstrando que o Tribunal continua julgando mais processos, em comparação com exercícios anteriores, reforçando assim diretriz da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon) no que diz respeito à agilidade no julgamento de processos.

O secretário da Seplan, Juscelino Vieira apresentou os números sobre a execução do plano estratégico, consolidados desde o inicio ao fim do ano de 2017
O secretário da Seplan, Juscelino Vieira apresentou os números sobre a execução do plano estratégico

Nesse sentido foram repassados números e ações afim de demonstrar o crescimento da capacidade do TCE-RO em cumprir a meta de ampliar o julgamento de processos, a exemplo das forças-tarefa empreendidas em 2016 e 2017 que fizeram com que houvesse aumento de 34% do número de julgamentos em relação a 2015.

Também foi citada a avaliação de reconhecimento da sociedade em relação ao Tribunal de Contas, cuja meta estabelecida no Plano Estratégico era de 65% e o resultado obtido foi de 71%. Para acessar o link com os resultados obtidos (clique aqui).

RESULTADOS

Ainda dentro da RAE, o conselheiro presidente Edilson de Sousa lembrou que os resultados apresentados mostram que o tribunal está no caminho certo, ao apostar no planejamento estratégico como ferramenta fundamental para sua gestão e governança.

Isso reflete em bons indicadores como na recente avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), na qual o TCE-RO alcançou índice de 78,57%, um aumento de aproximadamente 17% comparando-se com a avaliação de 2015.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo