Pular para o conteúdo
intranet

SGA realiza oficina para elaboração de cadeia de valor e mapeamento de processos

Dentro dos objetivos do Plano Estratégico do Tribunal de Contas (TCE-RO) 2016/2020, foram realizadas nos dias 27 e 28 de março na Sala II da Escola Superior de Contas (Escon) oficinas para elaboração da cadeia de valor das unidades que compõem a Secretaria-Geral de Administração (SGA) do TCE. As oficinas aconteceram das 14h às 17h30.

Dentro do cronograma previsto para as atividades, foram iniciadas as instruções referentes ao mapeamento de processos de cada unidade organizacional. Os instrutores Cleice de Pontes Bernardo, Hugo Viana Oliveira e Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos explicaram para os servidores participantes sobre o que era a cadeia de valor no que se refere aos insumos, macroprocessos, produtos e impactos que cada setor integrante da SGA gera na estrutura organizacional do TCE.

Ainda dentro das atividades, os instrutores fizeram apresentação sobre mapeamento e redesenho de processos e procedimentos operacionais (POP) e mapeamento e redesenho do processo de trabalho priorizado. Também foi realizada apresentação da ferramenta eletrônica “Bizagi” e as formas de utilizá-la nos processos de mapeamentos.

Os instrutores apresentaram para os servidores o que era a cadeia de valor, o mapeamento de processos e o software livre “Bizagi Modeler”
Os instrutores apresentaram para os servidores o que era a cadeia de valor, o mapeamento de processos e o software livre “Bizagi Modeler”

Conforme demonstrou a secretária-geral de Administração, Joanilce Bandeira, a iniciativa de realização das oficinas para a entrega de produtos vai refletir diretamente na elaboração do catálogo de serviços da SGA pelas unidades. Dessa forma, demonstrando a preocupação da Secretaria em prover o TCE-RO de registros de serviços em consonância às boas práticas de gestão, de modo que seja possível congregar produtos, serviços e processos essenciais da Secretaria, com foco em resultados.

Segundo Hugo Viana, um dos responsáveis pela oficina, a elaboração da cadeia de valor para cada unidade da SGA é passo essencial para a construção de uma visão sistêmica e concatenada aos objetivos estratégicos institucionais.

Próximas oficinas deverão ser realizadas para dar continuidade aos trabalhos de mapeamento de processos com foco em tarefas, para posterior padronização de procedimentos operacionais e elaboração de manuais internos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo