intranet

Sistema SEI é apresentado para servidores do TCE-RO

Foi realizado no auditório do Tribunal de Contas (TCE-RO), nessa segunda-feira (21), o lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para todos os servidores do TCE. Trata-se de solução tecnológica disponibilizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que visa atender objetivos da Corte no que se refere a sustentabilidade econômica e ambiental, trazendo benefícios como a virtualização de 100% dos documentos que tramitam na Corte.

Essa possibilidade foi destacada, na abertura, pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa, ao falar sobre as vantagens de utilizar o SEI. “Além de possibilitar mais agilidade, transparência e segurança nos processos de trabalho, o SEI definitivamente nos leva a dar mais um passo rumo ao papel zero nesta Corte de Contas, representando uma economia para o TCE e para os cofres públicos”, disse.

O secretário Marcelo Rech citou alguns dos benefícios da implementação do SEI para o Tribunal
O secretário Marcelo Rech citou alguns dos benefícios da implementação do SEI para o Tribunal

Segundo o secretário estratégico de tecnologia da informação e comunicação, Marcelo Rech, com a plataforma SEI o TCE eliminará trâmites em meio físico, resultando em celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, na valorização das decisões internas e na melhoria na gestão de recursos, além de mais organização, segurança e racionalização de sistemas.

Os servidores Francisco de Assis Júnior e Sormany Brilhante, representantes dos TCEs de Tocantins e Roraima, coirmãos e parceiros do TCE-RO no processo de implementação do sistema, expuseram tópicos sobre a experiência daqueles Tribunais na utilização do SEI. Também informaram sobre o cronograma de atividades de orientações que serão repassadas por eles em conjunto com a comissão do TCE para os demais servidores.

Os servidores dos TCs de Tocantins e Roraima, Francisco de Assis  e Sormany Brilhante, repassaram a experiência daquelas instituições no uso do sistema
Os servidores dos TCs de Tocantins e Roraima, Francisco de Assis e Sormany Brilhante, repassaram a experiência daquelas instituições no uso do sistema

Além dos Tribunais de Contas de Rondônia, Tocantins e Roraima, os TCEs do Amazonas, Acre, Ceará e Rio Grande do Sul participarão da ação conjunta em parceria com o TRF4 e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) para a implementação e utilização do sistema SEI.

CRONOGRAMA

Em abril deste ano, foi instituída a comissão para a implementação do o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no TCE. A comissão é composta por servidores da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da Secretaria-Geral de Administração (SGA).

O sistema passará a ser utilizado a partir de 1º de junho próximo, logo após o repasse de orientações, que será feito ao longo desta semana, na sala I da Escola Superior de Contas (Escon), com a seguinte programação:

  • Quarta-feira (23/5) –Servidores da Presidência, Gabinetes, SPJ e Seplan;
  • Sexta-feira (25/5) – Servidores da Corregedoria, Ouvidoria, Setic e Escon.

Todos os novos documentos e processos administrativos serão criados, revisados, versionados, assinados e tramitados dentro do SEI, substituindo, assim totalmente o Gedoc e parcialmente o Minuta (neste caso, apenas para novos documentos administrativos).

Já em setembro, os processos autuados até 31 de maio de 2018 deverão estar arquivados, sobrestados no setor ou digitalizados e transferidos para o SEI.

O QUE É

O SEI já foi disponibilizado pelo TRF4, de modo gratuito, a mais de 360 instituições públicas das esferas federal e estadual. O sistema é acessível por meio de dispositivos móveis (telefones celulares, “tablets”, entre outros), e permite ainda o compartilhamento e o histórico das informações. Assim, os dados da instituição deixam de ser privados ou do conhecimento de uma só pessoa, permitindo que cada setor documente suas rotinas de trabalho e torne possível a qualquer servidor o entendimento do funcionamento da unidade, assegurando, ainda, maior transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo