Pular para o conteúdo
Notícias

Escon/TCE-RO capacita servidores sobre a utilização do Siafem

A Escola Superior de Contas (Escon) deu início nessa segunda-feira (27), no auditório do TCE-RO, ao curso “Siafem: Alteração de Eventos, Elementos de Despesas, Classificação, Contas Contábeis e Orçamento”, que visa o aproveitamento do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) na realização de atividades internas.

Os servidores Maria de Jesus e Claudemir Carvalho foram os instrutores da capacitação

Com um total de 16 horas-aula, a atividade, que se estende até esta terça-feira (28), está sendo ministrada pelos servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO), Maria de Jesus e Claudemir Carvalho.

CONCEITOS

O Siafem é um sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dado (Serpro), baseado no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), visando simplificar e uniformizar a execução orçamentária, financeira e contábil dos estados e municípios, de forma a minimizar os custos com a obtenção de maior eficiência na gestão de recursos públicos.

Entre outros pontos destacados, os instrutores citaram as formas de organização, gestão e conceituações básicas das tabelas de dados do Siafem, além da organização e da estrutura básica em uma tabela de eventos, que são códigos de seis dígitos, utilizados pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e documentos de entrada de dados no Siafem.

Os eventos costumam ser classificados em quatro indicações, sendo: ordinários; implícitos ou de máquinas; terminais; e de estornos. Nos casos de eventos fixos, é dispensado o uso de indicações.

Outros assuntos dentro da temática abordada são expostos ao longo da capacitação, com os participantes podendo ainda esclarecer dúvidas e fazer questionamentos aos instrutores, auxiliando assim na maior assimilação dos conhecimentos.

Os participantes que cumprirem efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo