Notícias

Membro do TCE-RO ministra palestra sobre liderança estratégica para gestores e funcionários do Hospital de Amor

Foi realizada no último sábado (24), nas dependências do Hospital de Amor Amazônia, em Porto Velho, palestra com o tema “Liderança Estratégica no Ambiente de Trabalho”, ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Wilber Carlos dos Santos Coimbra, para gestores e funcionários da unidade de saúde.

A apresentação integrou o 1º Encontro de Colaboradores do Hospital de Amor, cuja abertura foi feita, por meio de videoconferência, pelo presidente nacional da entidade, Henrique Prata.

Por meio de videoconferência, o presidente nacional do Hospital de Amor, Henrique Prata, fez a abertura do evento em Porto Velho

Sobre a palestra – solicitada pela própria direção do hospital junto à Presidência do TCE-RO –, Prata salientou que o objetivo era capacitar e habilitar os profissionais do hospital, visando à elevação dos índices de eficiência e qualidade e gerando, assim, resultados relevantes não apenas para a instituição, mas para toda a sociedade rondoniense.

Nesse sentido, destacou a expertise, o conhecimento e a robusta formação profissional do palestrante, o conselheiro Wilber Coimbra, que pela segunda vez se apresentava no Hospital de Amor.

Recentemente, o membro do TCE-RO concluiu seu Pós-Doutoramento (“Post Doc”) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa (Portugal), enriquecendo, ainda mais, sua formação acadêmico-jurídica, lastreada ainda por doutorado em Ciência Jurídica, mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialização em Direito Administrativo, além da graduação em Direito.

LIDERANÇA

Em seu retorno como palestrante ao Hospital de Amor Amazônia, o conselheiro Wilber, inicialmente, explicou que a explanação sobre temáticas relativas à liderança estratégica foi idealizada a partir de inquietações vivenciadas em sua atuação no mundo acadêmico, nos cursos dos quais participou e nos seus mais de 25 anos de serviços prestados à administração pública.

“Essa capacitação é fruto dessas inquietações, ou seja, de saber que, no mundo líquido em que vivemos, a constante que temos são mudanças, incertezas e escolhas, para as quais devemos estar sempre preparados”, diz.

O conselheiro Wilber disse que a proposta da palestra é despertar a força latente da liderança existente no interior de cada ser humano

Segundo ele, mais do que formar líderes, a proposta da palestra é despertar a força latente da liderança existente no interior de cada ser humano. “Há uma latência de liderança em cada um de nós, que deve ser aplicada não só no trabalho, mas nas demais áreas de nossa vida”.

O palestrante também citou renomados autores de diversas áreas do conhecimento humano e explanou detalhadamente sobre fatores que levam ao desenvolvimento da liderança, a fim de possibilitar uma reflexão que vai além de técnicas e enfoca princípios e valores, entre outros aspectos da natureza humana.

Utilizando-se de exemplos práticos e vídeos, Wilber Coimbra buscou mostrar que o desenvolvimento de habilidades e o estímulo de competências associadas à liderança podem levar à obtenção de melhores resultados, tanto no aspecto individual quanto coletivo, a bem não só da instituição na qual a pessoa trabalha, como da sociedade de um modo geral.

MENTE ESTRATÉGICA

Além de conceitos sobre gestão e governança, o conselheiro falou também da importância de se adotar práticas administrativas modernas, amparadas em ferramentas como planejamento, controle, gestão moderna de pessoas, assim como princípios organizacionais, como eficácia, efetividade e eficiência.

Para ele, o desenvolvimento de uma mente estratégica passa, necessariamente, por mudança: “O que vemos depende de onde estamos. Vemos o mundo não como ele é, mas como nós somos”, acentuou.

Em sua mensagem final, Wilber Coimbra lembrou que o propósito de uma liderança eficaz e efetiva é conferir independência com a consciência de atitudes interdependentes para que elas encontrem a voz interior delas. “Desse modo, a força das pessoas será produtiva e sua fraqueza se tornará irrelevante diante das forças das outras pessoas, estabelecendo-se, assim, a genuína formação de equipe”, complementou.

Ainda como parte da apresentação, o palestrante inovou ao promover uma atividade de interação com o público presente, colhendo testemunhos emocionados de pessoas que, em que pese as dificuldades enfrentadas, estão sempre valorizando a vida, superando os obstáculos e dando demonstrações de sua grande força mental e espiritual.

Encerrado o evento, o diretor executivo do Hospital de Amor Amazônia, Jean Bessa de Negreiros, em seu agradecimento ao palestrante, ressaltou os ensinamentos e o conhecimento repassados aos participantes sobre temática relevante para todas as organizações, especialmente nos dias atuais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo