intranet

Semana de cursos marca inauguração da nova sede da Escola Superior de Contas do TCE-RO

Uma semana de capacitações voltadas aos públicos interno e externo marcará a inauguração das novas dependências da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Rondônia (Escon/TCE-RO). O espaço que abrigará a unidade de educação corporativa da Corte de Contas fica na avenida Sete de Setembro, n. 2.499, bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.

Para a inauguração da nova sede, foi definida pela Escola Superior de Contas uma programação especial, com duas importantes capacitações, sendo a primeira delas o Seminário “Gestão e Governança Pública”, ministrado pelo conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, a partir na próxima segunda-feira (23).

Trata-se de um módulo específico que integra o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA/2019) da PM-RO e é ofertado pela Escola Superior de Contas, em atendimento a demanda solicitada pela Corporação Militar.

Já na próxima terça-feira (24) inicia-se o 1º Encontro do Projeto Construindo o Novo Eu, ação destinada aos servidores do TCE e que busca despertar e aprimorar competências comportamentais necessárias ao novo contexto organizacional protagonizado a partir da aprovação da nova Política de Gestão de Pessoas da Corte de Contas.

AMPLIAÇÃO

Com a nova sede, será possível à Escola Superior de Contas do TCE ampliar, ainda mais, a oferta de capacitações para formação e qualificação de gestores e servidores não só do TCE, mas de órgãos públicos de todo o Estado, assim como para a sociedade em geral.

Trata-se, portanto, do incremento da função orientativo-pedagógica abraçada pelo Tribunal de Contas, especialmente a partir do advento da Constituição Federal (1988) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (2000).

No caso do TCE-RO, ressalta-se a atuação da instituição no sentido de aprimorar os mecanismos de fiscalização e controle, capacitando seus técnicos, orientando os jurisdicionados sobre como aplicar corretamente o dinheiro público e estimulando o cidadão a exercer o chamado controle social.

E, dentro desse objetivo, tem-se a importante a atuação da Escola Superior de Contas, criada pela Lei Complementar nº 659/2012, a qual reestruturou e deu novas atribuições à então Escola de Contas, unidade vinculada ao extinto Instituto de Estudos e Pesquisas, que, por sua vez, foi criado pela Lei Complementar nº 194/1997.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo