Notícias

TCE-RO reforça papel pedagógico com inauguração da nova sede da Escola Superior de Contas

O Tribunal de Contas de Rondônia realizou, na manhã dessa segunda-feira (23), a inauguração das novas dependências da Escola Superior de Contas, unidade da Corte responsável pela educação corporativa. O novo espaço fica na avenida Sete de Setembro, n. 2.499, em Porto Velho, próximo à sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado (Iperon).

A cerimônia de inauguração teve a presença de membros e servidores do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), além dos futuros oficiais da Polícia Militar, que, como atividade inaugural da sede da Escon, participaram de um seminário dentro do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA/2019).

A sala multifuncional é um dos novos ambientes à disposição na Escon

As novas instalações da Escola Superior de Contas do TCE contam com um auditório para 100 pessoas, equipado com divisória acústica que permite a divisão em duas salas de aula para 50 pessoas. Há ainda um laboratório de informática para 30 alunos, além de uma sala multifuncional, que pode ser utilizada tanto como uma sala normal de instrução quanto para a realização de trabalhos em grupo com recursos de mídia.

Dadas as dimensões do novo espaço (são 1.250 metros quadrados de área construída), também funcionarão naquelas dependências a Biblioteca do Tribunal de Contas e as unidades de Gestão Documental e Arquivo-Geral.

PRONUNCIAMENTOS

A importância do novo espaço para a ampliação do papel pedagógico do TCE, exercido primordialmente pela Escola Superior de Contas, foi um dos pontos destacados pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva, em seu pronunciamento, durante a solenidade de inauguração.

“Só nos últimos quatro anos, ofertamos mais de 35 mil capacitações. Temos hoje em nossos quadros 42 mestres, sete doutores e um pós-doutor. E agora, com essas novas instalações, temos a oportunidade de aumentar ainda mais a oferta de cursos e capacitações para formar o gestor público e também atender os nossos cidadãos. Por isso, digo que esta Escola não é do TCE, mas da sociedade rondoniense”, acrescentou.

O conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas, disse que a nova sede incrementa a vocação pedagógica do TCE

Após agradecer a todos os setores e servidores que não mediram esforços na concretização da nova sede da Escon, o conselheiro Edilson de Sousa aproveitou para convidar a todos os servidores e ao público em geral para que conheçam às novas dependências e usufruam dos cursos ofertados pela unidade.

Também o conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas e responsável por ministrar a primeira atividade da nova sede (o Seminário Gestão e Governança Pública, dentro do CHOA/2019), pautou sua fala no agradecimento.

Segundo ele, a nova sede traz um incremento à vocação pedagógica do TCE, exercida por meio da Escon. “É um trabalho que será enriquecido com esse novo espaço, onde poderemos ensinar o gestor a fazer uma gestão de excelência, a fazer governança pública”, adiantou.

Ainda segundo o conselheiro Wilber Coimbra, a nova sede deixa a Escola Superior de Contas em pé de igualdade com outras escolas de educação corporativa, inclusive da iniciativa privada. “Temos de pensar grande, como o povo de Rondônia merece”, disse, externando sua disposição de que a Escon se mantenha como uma “usina para boas práticas da administração pública”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo