Notícias

Conselheiro do TCE aborda gestão e governança pública no 1º Workshop de Procedimentos Administrativos e Logísticos da PM

Com abordagens sobre gestão e governança pública, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wilber Carlos dos Santos Coimbra, abriu o 1º Workshop de Procedimentos Administrativos e Logísticos da Polícia Militar, uma realização da PM-RO, por meio da Diretoria de Apoio Administrativo e Logístico, em parceria com o TCE-RO, por meio da Escola Superior de Contas (Escon).

O evento tem como objetivo nivelar os conhecimentos nas operações técnicas e administrativas com todas as unidades da Polícia Militar de Rondônia e é direcionado a oficiais coordenadores, comandantes, chefes e diretores, bem como praças que atuam diretamente na administração de materiais (P4) dos batalhões da Polícia Militar.

O presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa, na abertura do I Workshop de Procedimentos Administrativos e Logísticos da PM

A abertura foi realizada no auditório do TCE, na última quarta-feira (25), e teve a presença do conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva, que, entre outros pontos, salientou a importância de que instituições públicas, como a Polícia Militar, busquem o aprimoramento de seus agentes, visando tornar-se ainda mais efetiva e atender as exigências sociais quanto a uma gestão mais eficiente, assim como à melhoria contínua da prestação dos serviços.

Nesse aspecto, citou o papel pedagógico exercido pelo Tribunal de Contas junto aos órgãos jurisdicionados, ressaltando ações recentes, com a inauguração da nova sede da Escola Superior de Contas, e números que consolidam essa atuação, entre os quais, as mais de 35 mil capacitações ofertadas nos últimos quatro anos para gestores e servidores públicos.

Também presente o comandante-geral da PM, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destacou a importância do evento: “Nossos gestores se qualificando para melhor desempenho de suas funções, o que refletirá positivamente nos resultados da nossa atividade-fim. Os agradecimentos da PM-RO ao presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa, e ao presidente da Escola Superior de Contas, conselheiro Wilber Coimbra. Parabéns ao major Oliveira, diretor da DAAL, e a sua equipe pela organização do evento em parceria com a Escola de Contas”, disse o comandante da PM.

GESTÃO E GOVERNANÇA

Pós-doutor em Direito, doutor em Ciência Jurídica, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Administrativo, além de graduado em Direito, o conselheiro Wilber Coimbra fez uma abordagem a partir de reflexões e de sua ampla experiência em liderança, gestão e governança no setor público.

De forma bastante didática, apresentou um mosaico da administração pública, contextualizando os modelos de gestão em um panorama histórico. Chamou a atenção ainda para o novo momento vivido pela administração pública brasileira, marcado pela sustentabilidade, pela transparência e por uma cobrança maior por parte da sociedade.

O próximo passo evolutivo dentro da administração pública, segundo o membro do TCE-RO, é a boa governança pública, cujo direcionamento constitucional baseia-se na forte e efetiva participação do Estado, a fim de possibilitar o cumprimento de direitos fundamentais do cidadão, o que, por óbvio, também são deveres da administração pública, incluindo um serviço público de excelência em setores-chave como educação, saúde e segurança.

“O Estado existe para atender aos reclamos sociais, mas isso deve ocorrer em sintonia com princípios encartados em nossa Constituição, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, discorreu o conselheiro Wilber Coimbra, que, além de conceitos sobre gestão pública e governança, citou também a importância de se adotar práticas administrativas modernas, amparadas em ferramentas como planejamento, controle, “accountability”, que é o ato de prestação de contas.

PROGRAMAÇÃO

A programação do 1º Workshop de Procedimentos Administrativos e Logísticos da Polícia Militar teve continuidade nessa quinta-feira e encerra-se nesta sexta-feira (27), com oficinas temáticas pela manhã e, à tarde no auditório do TCE, mais duas palestras: “Gestão de controle nos procedimentos da PM”, ministrada pelo major PM Luís Gustavo de Oliveira; e “Responsabilidade Civil”, pelo coronel PM Rildo José Flores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo