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Reunião virtual marca início da execução contratual do sistema SIEDOS, nova solução integrada para gestão de pessoas do TCE

A ferramenta tecnológica vai permitir automatizar rotinas e processos de trabalho da área de gestão de pessoas, incluindo customização, parametrização, migração, integração de sistemas, treinamento, manutenções técnicas e atualizações de versões

Foi realizada no início deste mês, por meio de videoconferência, reunião cujo objetivo foi formalizar o início da execução contratual do sistema SIEDOS, solução tecnológica adquirida pelo Tribunal de Contas, a fim de automatizar rotinas e processos de trabalho de sua área de gestão de pessoas, incluindo customização, parametrização, migração, integração de sistemas, treinamento, manutenções técnicas e atualizações de versões.

Iniciada ainda na gestão passada, sob o comando do conselheiro Edilson de Sousa Silva (2018/19), a aquisição do sistema representa um esforço da Instituição, notadamente da Presidência no atual biênio (2020/21) e da Secretaria-Geral de Administração (SGA), a fim de efetivar melhorias para a área de gestão de pessoas, em obediência à Política de Gestão de Pessoas (Resolução 307/2019) e ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Tribunal (Lei Complementar n. 1023/2019).

Diante da nova perspectiva de gestão que está sendo implementada na Corte de Contas, percebeu-se a necessidade de se adotar uma ferramenta tecnológica – no caso o sistema SIEDOS – que, além da gestão cartorária, fosse capaz de gerenciar as informações estratégicas de gestão de pessoas, tais como: gestão de desempenho por competências e resultados, educação corporativa, gestão de carreira, processo seletivo, entre outras.

REUNIÃO

Da atividade do dia 1º de dezembro, participaram servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), Secretaria-Geral de Administração (SGA) e da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e representantes da empresa contratada para a realização dos procedimentos relativos à implantação da mencionada ferramenta tecnológica.

Durante a reunião, o secretário de Gestão de Pessoas, Elton Parente, falou da expectativa geral em relação ao novo sistema, ressaltando a importância de a ferramenta contratada estar em sintonia com os trabalhos operacionais efetivados na área de gestão de pessoas do Tribunal.

Ainda durante esse primeiro contato, foram tratados assuntos relativos à gestão e fiscalização do contrato junto à empresa vencedora e o prazo para início da fase de implantação do sistema, tendo os participantes assumido o compromisso de agilizar os trabalhos a fim de que a ferramenta esteja funcionando no âmbito do TCE o mais rápido possível.

O QUE É O SISTEMA

O SIEDOS trata de situações funcionais para os diversos agentes que atuam no TCE, a exemplo de servidores estatutários, comissionados e cedidos, aposentados, pensionistas, estagiários. É completamente modular e integrado, o que permite a eliminação de redundâncias de lançamentos e consequentemente de erros, possibilitando grande produtividade.

Os dados são de propriedade e guarda do contratante (no caso, o TCE). O acesso às informações é totalmente controlado por meio de senhas e por políticas de segurança implementadas diretamente no banco de dados, com possibilidade de criptografia.

Permite ainda a administração dos dados pessoais, funcionais e financeiros de todos os servidores. Faz o cálculo da folha de pagamento com os proventos e descontos sendo gerados automaticamente a partir dos dados pessoais e funcionais, sem que haja necessidade de digitação dos dados financeiros. Disponibiliza ainda no portal do servidor: consulta e emissão de contracheques, declaração de imposto de renda, solicitação de diárias e ajuda de custos, solicitação e remarcação de férias, entre outros procedimentos. Realiza também auditoria de todas as inclusões, alterações e exclusões de dados.

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