CapacitaçõesEventosInstitucionalParceirosTCE-RO

Palestras de Karnal e Elarrat confirmam sucesso de parceria entre ESCon/TCE-RO, Emeron/TJ-RO e Ejud/TRT 14

Realizado de modo remoto, “Encontro de Pensadores: uma reflexão sobre a pandemia e a humanidade” contou com a participação dos renomados palestrantes

Confirmando o sucesso da parceria estabelecida entre a Escola Superior de Contas (ESCon) do Tribunal de Contas (TCE-RO), a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) do Tribunal de Justiça (TJ-RO) e a Escola Judicial (Ejud 14) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), foi realizado na tarde dessa terça-feira (3/3) o “Encontro de Pensadores: uma reflexão sobre a pandemia e a humanidade”.

Na oportunidade, agentes públicos das três instituições envolvidas puderam acompanhar, de modo online em razão dos cuidados e prevenção à pandemia, apresentações dos renomados palestrantes: o historiador e apresentador de “talk show” na CNN Brasil, Leandro Karnal, e o professor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Jorge Elarrat.

O webinário marcou a parceria firmada entre a ESCon, a Emeron e a Ejud 14

A abertura oficial do evento foi feita pelos representantes das três instituições promotoras: o presidente da ESCon, conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra; a presidente do TRT-RO/AC e diretora da Ejud14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima; e o juiz de Direito do TJ-RO, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, representando o diretor da Emeron, desembargador Miguel Monico Neto.

Em comum, os representantes destacaram a proveitosa e frutífera iniciativa de realização do Encontro de Pensadores. “Que seja o início de uma caminhada entre as instituições em busca do aperfeiçoamento de seus integrantes”, disse a desembargadora Cesarineide, enquanto o juiz Edenir destacou “a participação da Emeron no evento, considerando a temática relevante e urgente a ser debatida, qual seja, a pandemia e seus reflexos para toda a humanidade”.

O conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas do TCE-RO, na abertura do Encontro de Pensadores

O conselheiro Wilber Coimbra, ao falar da importância da participação da ESCon no webinário, falou da oportunidade que o encontro oferece para uma reflexão maior: “Um olhar para dentro de si e para além de si, sob uma perspectiva empática, e assim possamos irmanados na dor, porque a cada instante temos famílias enlutadas, ter uma perspectiva de um futuro mais assertivo e melhor para todos nós”.

PALESTRANTES

A primeira palestra do Encontro de Pensadores, intitulada “O efeito da pandemia na humanidade no atual quadro da história”, foi proferida pelo professor Jorge Elarrat.

O professor Jorge Elarrat abordou como temática: “O efeito da pandemia na humanidade no atual quadro da história”

Ao falar da capacidade de resiliência historicamente demonstrada pela humanidade, especialmente no enfrentamento a duas guerras mundiais e uma pandemia na metade do século passado, o palestrante citou três pilares que, segundo ele, foram perdidos ao longo do tempo.

“O primeiro é a experiência de fé, pois a espiritualidade é essencial para que o homem consiga ter forças, e perdemos isso. O segundo pilar é a queda forte que tivemos na segurança pública no Brasil e no mundo como um todo. E ainda uma terceira condição: as redes sociais, que, em que pese o avanço, têm servido para isolar as pessoas, que estão perdendo a oportunidade do contato físico”, acentuou Elarrat.

Na sequência, foi a vez de Leandro Karnal, com a palestra “O mundo pós pandemia”, na qual, possibilitou reflexões sobre a aceleração das mudanças vivenciadas; o reconhecimento de que a busca por conhecimentos deve ser um processo contínuo: “Não basta ser bem informado, é imprescindível continuar bem informado”; as áreas e aspectos do conhecimento mudam, os valores são perenes.

Karnal ainda destacou a necessidade de desenvolver resiliência, empatia, otimismo e estratégia para o enfrentamento e a superação deste momento tão difícil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo