ParceirosTCE-RO

TCE-RO e Prefeitura de Porto Velho lançam nesta terça-feira (8/6) programas voltados à melhoria dos resultados da alfabetização na idade certa

A partir das 14h (de Rondônia), com transmissão pelo YouTube, serão lançados o Programa de Formação em Alfabetização, promovido pelo TCE-RO, e o Programa Alfabetiza Porto Velho, desenvolvido pela Semed

O Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (ESCon), e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançam nesta terça-feira (8/6) duas ações educacionais estratégicas que buscam alavancar os resultados de alfabetização na idade certa na Capital: o Programa de Formação em Alfabetização, promovido pelo TCE-RO, e o Programa Alfabetiza Porto Velho, desenvolvido pela Semed.

O evento de lançamento dos programas nesta terça-feira vai se iniciar às 14 horas (de Rondônia), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Escola Superior de Contas (disponível neste link). Na ocasião, haverá também a assinatura dos programas envolvendo autoridades do TCE-RO e da Semed.

Clique na imagem acima para acessar o link de transmissão

Ambas as ações se conectam ao eixo estratégico do Tribunal de Contas visando alavancar os resultados de alfabetização de Rondônia. Está, portanto, vinculado a outros projetos e ações executados simultaneamente (avaliação da Política de Alfabetização na Idade Certa, Auditoria de Autoavaliação de controles da Alfabetização na Idade Certa, Auditoria Operacional da Política de Contratação e Formação de Professores e avaliação de resultados e construção dos painéis de gestão de resultados), assim como a outros projetos e ações que serão realizados na sequência (Formação Continuada da Rede de Porto Velho, acompanhamento do processo de monitoramento e avaliação da rede de Porto Velho e outros ciclos de avaliação de outras redes de Rondônia).

FORMAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO

O Programa de Formação em Alfabetização é destinado, nesse primeiro momento, aos profissionais da rede de ensino municipal de Porto Velho, especialmente técnicos formadores e supervisores escolares.

O objetivo da formação é contribuir para o aperfeiçoamento das competências e habilidades pedagógicas tanto dos professores alfabetizadores quanto dos técnicos e gestores, em razão da necessidade de preparação desses agentes públicos para que sejam um dos pilares para a alavancagem dos resultados de alfabetização na idade certa.

A formação inicia-se no dia 14 de junho com o primeiro dos três módulos do Programa, todos sendo ministrados pelas consultoras Suely Aparecida Amaral (professora doutora) e Rita de Cássia Paulon (professora mestra).

Todas as etapas de formação serão realizadas no formato on-line por meio de ferramentas disponibilizadas pelo TCE-RO. Os vídeos também serão gravados e disponibilizados nas redes mídias do Tribunal de Contas e da Escola Superior de Contas.

ALFABETIZA PORTO VELHO

O Programa de Formação em Alfabetização está diretamente ligado à política de formação do Programa Alfabetiza Porto Velho, desenvolvido pela Semed, cujo objetivo principal é alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum curricular (BNCC).

A elaboração do Programa, por meio de esforço conjunto e colaborativo de todos os setores da Semed e com o apoio técnico do TCE-RO, surge da necessidade de melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, visando contribuir e apoiar as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa.

No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar