Realizado de modo presencial, mas com limitação de participantes, a atividade ocorreu contou com a participação do conselheiro presidente Paulo Curi e do secretário-geral Marcus Cézar
Os resultados obtidos e as dificuldades enfrentadas no 1º semestre de 2021, ainda marcado pela pandemia, que trouxe problemas para todas as áreas e setores, bem como os desafios remanescentes para este ano de 2021 foram assuntos tratados nesta sexta-feira (23/7), durante reunião de trabalho envolvendo gestores e servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE) e a Direção do Tribunal de Contas (TCE-RO).
Realizado de modo presencial, mas com limitação de participantes, a atividade ocorreu nas dependências da Escola Superior de Contas (ESCon) e contou com a participação do conselheiro presidente Paulo Curi Neto e do titular da SGCE, auditor de controle externo Marcus Cézar Santos Filho.
Durante a prestação de contas, foram detalhados aspectos do trabalho fiscalizatório do Tribunal de Contas, especialmente em relação à atuação do controle externo em ações como gastos efetivados pelos entes jurisdicionados em face da pandemia, finanças municipais, achados de auditoria, riscos, etc.
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Ainda durante a reunião, o secretário-geral Marcus Cezar abordou a estratégia de implementação de ACL Analycts e Highbond, modernas ferramentas tecnológicas de auditagem, fundamentadas em princípios como análise de dados e gestão de riscos, entre outros.
A SGCE, por meio da Cecex-2, está implantando o projeto-piloto da ACL Analycts e Highbond, com o apoio do assessor técnico, o auditor Hermes Murilo Câmara Melo; a coordenação do auditor Rodolfo Kezerle (coordenador da Cecex-2) e ainda a participação de quatro auditores oriundos do concurso público de 2021: Élisson Sanches, Fernando Fagundes, Martinho Medeiros e Alexander Pereira Croner.
O secretário-geral ainda agradeceu ao empenho e dedicação de toda a sua equipe, assim como o suporte e apoio recebido por parte da Alta Direção e demais áreas do Tribunal de Contas, fundamentais para o alcance dos resultados propostos e obtidos no primeiro semestre de 2021.
Por sua vez, o presidente Paulo Curi parabenizou a equipe da SGCE pelos resultados ao longo de um período tão atribulado, o que exigiu uma dose extra de esforço de todo o Tribunal. Destacou ainda o corpo técnico altamente qualificado e comprometido do Tribunal, fundamental para a obtenção de resultados expressivos em prol da sociedade rondoniense.