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Programa de Formação em Alfabetização do TCE-RO e da Semed/Porto Velho inicia Formação de Professores na segunda-feira (9/8)

Na atividade, o enfoque ficará por conta da importância da linguagem oral para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Os conhecimentos serão repassados pela professora Suely Amaral

O Programa de Formação em Alfabetização, iniciativa do Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (ESCon), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Educação (Semed), realiza na próxima segunda-feira (9/8), das 14 às 16 horas, e terça-feira (10/8), das 14 às 17 horas, pelo StreamyardeYouTube, a Formação Inicial para 341 professores do 1° ano.

Nessa atividade, o enfoque ficará por conta da importância da linguagem oral para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Os conhecimentos serão repassados pela professora Suely Aparecida do Amaral, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O objetivo é iniciar o percurso formativo com 1.062 professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de Porto Velho, o qual será implementado ao longo de todo o segundo semestre de 2021.

MÓDULOS

O Projeto Formação Inicial de Professores Alfabetizadores da Semed/Porto Velho já está no Módulo III – Formação de Professores e tem como responsável, além da educadora Suely Amaral, a educadora Rita de Cássia Paulon, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo (FGV-SP).

O Módulo I, realizado em junho, dedicou-se à formação de 47 formadores e técnicos do acompanhamento pedagógico, enquanto o Módulo II foi direcionado à formação de 130 supervisores escolares.  A formação do módulo III, realizada em três etapas, é destinada à formação inicial dos professores de 1°, 2° e 3° ano.  Cada módulo tem duração de cinco horas.

As próximas etapas estão previstas para os dias 17 e 18 de agosto (professores do 2° ano – com enfoque na aprendizagem do princípio alfabético: consciência fonológica) e para os dias 25 e 26 de agosto (professores do 3° ano – com enfoque na aprendizagem do princípio alfabético: correspondências grafofonêmicas).

AVALIAÇÃO

Após essas formações, os participantes avaliarão os objetivos do evento para sua atuação profissional e/ou educacional, programação, metodologias utilizadas, atuação dos ministrantes, recursos pedagógicos e institucionais, bem como uma autoavaliação de seu processo de apropriação do que foi ministrado.

Depois das aulas com as professoras, a equipe de formadoras da Semed se responsabilizará em realizar oficinais com os professores alfabetizadores, de modo a propiciar um mergulho nos conteúdos ministrados e explorar atividades em alfabetização que contribuam para o aprimoramento da prática do professor alfabetizador.

O objetivo da formação é contribuir para o aperfeiçoamento das competências e habilidades pedagógicas dos professores alfabetizadores, equipe de formadores, técnicos e supervisores, de modo que sejam pilares para a alavancagem dos resultados da alfabetização na idade certa.

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