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TCE-RO anuncia projeto “Avaliação Diagnóstica de Retorno às Aulas – Norteia” voltado às redes municipais de ensino

O objetivo é a aplicação, após o retorno às aulas presenciais, da avaliação diagnóstica direcionada aos estudantes do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental, compreendendo 208.624 estudantes em Rondônia

Será apresentado nesta sexta-feira (3/9), em reunião com representantes do setor educacional e o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO), o projeto “Avaliação Diagnóstica de Retorno às Aulas – Norteia”, iniciativa que integra o programa de atuação institucional do Tribunal de Contas (TCE-RO) voltado a alavancar os resultados educacionais, principalmente os de alfabetização na idade certa em Rondônia.

O retorno às aulas após a pandemia do COVID-19 representa um período em que a comunidade escolar enfrenta inúmeros desafios. Nesse cenário, uma das etapas fundamentais para retomar o tempo perdido é a avaliação diagnóstica. É a partir da avaliação que os gestores, professores, família e estudantes terão clareza sobre os principais déficits de aprendizagem que precisarão ser priorizados.

Trata-se, portanto, de passo fundamental para o planejamento e execução dos processos de ensino-aprendizagem que determinarão o sucesso das políticas educacionais.

OBJETIVOS

O objetivo do projeto é a aplicação, após o retorno às aulas presenciais, da avaliação diagnóstica direcionada aos estudantes do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental, compreendendo 208.624 estudantes em Rondônia. As avaliações contemplam os componentes de Língua Portuguesa e Matemática e deverão ser aplicadas presencialmente.

Os resultados da avaliação diagnóstica serão insumos para as redes municipais, uma vez que são basilares no planejamento e execução de seus processos de recuperação das defasagens identificadas.

ESPECIFICAÇÕES

Para participar do projeto, a rede deverá aplicar a avaliação diagnóstica obrigatoriamente para, pelo menos, 90% dos estudantes matriculados nos 2º e 3° anos do Ensino Fundamental.

Caso também opte em aplicar a avaliação para as turmas de 4° ao 9º ano do Ensino Fundamental, a rede deverá avaliar, no mínimo, 80% dos estudantes de cada um dos anos selecionados.

A avaliação será gerenciada pela equipe designada pelos municípios (planejamento, execução e controle), observando-se o cronograma e os critérios definidos neste plano. Os dados serão coletados por meio da ferramenta disponibilizada pelo TCE-RO em nível de aluno, permitindo assim que sejam geradas informações, de forma agrupada por turma, escola e rede.

O projeto será formalizado por meio da seleção das redes municipais que cumprirem os requisitos previstos no Plano do Projeto. O apoio do TCE nesta parceria abrange: apoio técnico para o planejamento da avaliação; formação dos gestores e profissionais da rede; a disponibilização de ferramenta para coleta e sistematização de dados; e a disponibilização de relatório com a devolutiva dos resultados das avaliações.

APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO

Para contemplar as redes em suas especificidades, serão disponibilizadas duas janelas de aplicação da avaliação. Cada janela é composta por cinco dias úteis para que as redes consigam planejar melhor a aplicação das avaliações.

  • Janela A – 04 a 08 de outubro;
  • Janela B – 18 a 22 de outubro.

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