EventosParceirosTCE-RO

Experiência do TCE-RO na Gestão de Desempenho é destacada em evento virtual dos TCs do Brasil voltado à gestão de pessoas

Os servidores Larissa Lourenço e Régis Ximenes, integrantes da Comissão de Gestão de Desempenho (CGD), explanaram sobre a SGD no TCE-RO, durante o XI Encontro Técnico e II Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil

A experiência do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) na Gestão de Desempenho, especialmente a Sistemática de Gestão de Desempenho por Competências e Resultados, foi destaque na programação da manhã desta sexta-feira (3/9) do XI Encontro Técnico e II Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

Aberto ontem (quinta-feira, 2/9), o evento é uma realização conjunta do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU).

O objetivo é o alinhamento das ações da área de gestão de pessoas entre os TCs municipais, estaduais e da União, que totalizam 34 instituições. Entre os principais assuntos abordados neste ano estão: as conexões humanas em tempos digitais; liderança, motivação e engajamento dos servidores; a nova visão dos ambientes físicos e a cultura de teletrabalho ao redor do mundo.

Além disso, no evento são apresentadas experiências de TCs e outras instituições para manter a interação saudável e a produtividade dos profissionais neste período de isolamento social provocado pela pandemia.

EXPERIÊNCIA DO TCE-RO

No caso do TCE rondoniense, coube aos servidores Larissa Gomes Lourenço e Francisco Régis Ximenes, ambos integrantes da Comissão de Gestão de Desempenho (CGD), explanar sobre a SGD e seus desdobramentos no âmbito da Corte de Contas, desde sua idealização, com o suporte da Fundação Dom Cabral (FDC), e aprovação junto ao Conselho Superior de Administração (CSA), até as fases atuais, com implantação de diversas ferramentas e ações.

Em suas falas, Larissa e Ximenes detalharam, de modo bastante didático (assista abaixo à íntegra da apresentação), etapas da Sistemática de Gestão de Desempenho por Competências e Resultados, envolvendo planejamento, recursos, avaliação, desdobramentos, treinamento, acordos, acompanhamento e feedback, além dos relatórios gerenciais.

Citaram também a importância do envolvimento e engajamento de todos os agentes públicos do TCE, objetivando construir em conjunto o ciclo de Gestão de Desempenho (ciclo SGD), além dos resultados e benefícios já obtidos, como a efetivação do teletrabalho; valorização e motivação dos profissionais; desenvolvimento de potencialidades e competências; fortalecimento das equipes; incentivo ao feedback; e a consequente melhoria dos serviços ofertados a toda a sociedade.

Click no link acima para assistir ao evento e à apresentação dos servidores do TCE-RO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo