Após se apresentado ao Gaepe-RO, o projeto já está com inscrições abertas à adesão pelas redes municipais de ensino; na quarta-feira (8/9), às 15h, haverá a “live” de lançamento com transmissão ao vivo pelo YouTube
Depois de ser apresentado na tarde desta sexta-feira (3/9), durante a 37ª Reunião do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO), o projeto Avaliação Diagnóstica de Retorno às Aulas – Norteia, iniciativa do Tribunal de Contas (TCE-RO), abriu oficialmente o prazo para adesão das redes municipais de ensino interessadas.
Desse modo, os 52 municípios rondonienses já podem fazer sua adesão ao projeto, bastando acessar este link: https://survey.zohopublic.com/zs/mwBUeB . O prazo se estende até o dia 15 de setembro.
Já na quarta-feira (8 de setembro), às 15 horas (de Rondônia), o Tribunal de Contas fará uma live, com transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube, a fim de fazer o lançamento oficial do projeto.
VISÃO GERAL
Durante explanação aos representantes do Gaepe-RO, o secretário de Planejamento do TCE, Felipe Mottin, e o servidor Vinicius Moraes explicaram que a avaliação diagnóstica representa uma etapa fundamental para que a comunidade escolar supere os desafios impostos pela pandemia.
É a partir da avaliação que os gestores, professores, família e estudantes terão clareza sobre os principais déficits de aprendizagem que precisarão ser priorizados. Trata-se, portanto, de passo fundamental para o planejamento e execução dos processos de ensino-aprendizagem que determinarão o sucesso das políticas educacionais.
O objetivo do projeto é a aplicação, após o retorno às aulas presenciais, da avaliação diagnóstica direcionada aos estudantes do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental, compreendendo 208.624 estudantes em Rondônia. As avaliações contemplam os componentes de Língua Portuguesa e Matemática e deverão ser aplicadas presencialmente.
Os resultados da avaliação diagnóstica serão insumos para as redes municipais, uma vez que são basilares no planejamento e execução de seus processos de recuperação das defasagens identificadas.
ESPECIFICAÇÕES
A avaliação será gerenciada pela equipe designada pelos municípios (planejamento, execução e controle), observando-se o cronograma e os critérios definidos no plano. Os dados serão coletados por meio da ferramenta disponibilizada pelo TCE-RO em nível de aluno, permitindo assim que sejam geradas informações, de forma agrupada por turma, escola e rede.
O projeto será formalizado por meio da seleção das redes municipais que cumprirem os requisitos previstos no Plano do Projeto e no formulário disponível neste link.
O apoio do TCE nesta parceria abrange: (i) apoio técnico para o planejamento da avaliação; (ii) formação dos gestores e profissionais da rede; (iii) a disponibilização de ferramenta para coleta e sistematização de dados e (iv) a disponibilização de relatório com a devolutiva dos resultados das avaliações.
APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO
Para contemplar as redes em suas especificidades, foram disponibilizadas duas janelas de aplicação da avaliação. Cada janela é composta por 5 dias úteis para que as redes consigam planejar melhor a aplicação das avaliações.
• Janela A – 4 a 8 de outubro; e
• Janela B – 18 a 22 de outubro
COMPROMISSO DAS REDES
A Rede Pública que aderir ao projeto se compromete em:
Retornar às aulas presenciais em agosto ou setembro;
Execução integral do Plano de Trabalho de acordo com o cronograma;
Aplicar a avaliação em, pelo menos, 90% dos estudantes do Ciclo de Alfabetização (2° e 3° ano do Ensino Fundamental);
Caso opte também pela aplicação da avaliação aos estudantes de 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, garantir a aplicação em, pelo menos, 80% dos estudantes de cada ano escolar selecionado;
Impressão e distribuição dos seguintes documentos: 1) Caderno de Atividades, 2) Guia do Professor, 3) Cartões-Resposta, 4) Lista de Presença e 5) Informações sobre a aplicação da avaliação;
Coordenar as inscrições dos profissionais da rede – técnicos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, para as etapas de Formação (Aplicação e Análise dos Resultados);
Participação nas formações para a Aplicação da Avaliação e Análise dos Resultados;
Replicação das peças de comunicação elaboradas pelo TCE-RO; e
Correção, sistematização e envio dos resultados ao TCE-RO, por meio da Planilha Diagnóstica.