EventosTCE-RO

TCE-RO recebe nesta quarta-feira (22/9) campanha de adoção de árvores promovida pela Ecoliga, Polícia Militar e Emeron

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), ação contará com a distribuição de mudas de plantas aos agentes públicos do Tribunal de Contas

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), a Polícia Militar de Rondônia (PM-RO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), e a Ecoliga-Rondônia, promovem, pelo segundo ano consecutivo, a campanha Adote o Futuro, que visa à adoção de árvores para o confronto ao desmatamento na Amazônia.

Este ano, a ação, iniciada nessa segunda-feira (20/9), prolonga-se até sexta-feira (24/9), nas sedes dos órgãos participantes da Ecoliga, em Porto Velho.

O Tribunal de Contas (TCE-RO) receberá a campanha na quarta-feira (22/9), das 9 às 12 horas, com distribuições de mudas de árvores aos seus membros, servidores, estagiários e  colaboradores.

A distribuição das mudas de árvores será realizada no Anexo III (Anexo Conselheiro-Substituto Davi Dantas da Silva), no sistema drive-thru (servidor passa e leva) e também para os servidores que estiverem trabalhando presencialmente.

CENÁRIO

Apesar de o Brasil ter compromissos internacionais para a redução do desmatamento e das queimadas, o que tem sido visto nos últimos anos é justamente o aumento dessas práticas.

Dados de monitoramento por satélite divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam que a Amazônia vem sendo devastada no maior ritmo dos últimos 10 anos e que apenas no período de agosto de 2020 e julho de 2021 a perda equivale a nove vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro, superando em 57% o desmatamento do calendário anterior (2019-2020), que foi de 6.688 km².

Esses dados, além da percepção dos efeitos causados pelo desmatamento, como as alterações climáticas, o aumento das temperaturas, a mudança dos ciclos de chuva, a erosão do solo e o aumento da emissão de CO2 para a atmosfera demonstram a importância da promoção de ações de reversão.

Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o período de 2021 a 2030 como a Dédaca da ONU sobre a Restauração de Ecossistemas, como medida para intensificar a restauração de ecossistemas degradados e destruídos, combater a crise climática e melhorar a segurança alimentar, o fornecimento de água e a biodiversidade.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

Visando contribuir com a preservação da floresta e com um futuro possível e saudável para as próximas gerações, a Emeron, o BPA, e os órgãos integrantes da Ecoliga Rondônia (Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual) realizarão a doação de 700 mudas de espécies variadas a seus agentes públicos.

A entrega das mudas será feita na sede dos órgãos na Capital, conforme o cronograma abaixo, sendo respeitadas as regras de distanciamento social (uso de máscara, higienização de mãos e objetos, distância entre as pessoas) e o limite de 3 (três mudas) por pessoa, de forma a oportunizar o maior número de adoções possíveis.

Os adotantes receberão orientações dos profissionais do Batalhão de Polícia Ambiental sobre as melhores espécies para cada objetivo, formas de plantio e de cuidado.

Data21/922/923/924/9
Local9h-12h Edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia9h-12h Tribunal de Contas9h-12h Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro 9h-12h Ministério Público Estadual
Público-alvoIntegrantes do TJ-ROIntegrantes do TCE-ROIntegrantes do TJ-ROIntegrantes do MP-RO
Quantitativo140 mudas200 mudas140 mudas150 mudas

A campanha Adote o Futuro está à alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas por meio do Pacto Global. (Ascom/Emeron)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo