EventosParceirosTCE-RO

II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas em novembro debate impactos da pandemia

Em formato híbrido, evento, que tem como tema “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação”, contará com encontros técnicos e apresentação de trabalhos científicos 

Com o tema “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação’’, será realizado, entre os dias 9 e 12 de novembro, em João Pessoa (PB), o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC). Devido à pandemia de Covid-19, o evento na capital paraibana acontecerá em formato híbrido (presencial e on-line).

O encontro é resultado da união de dois grandes eventos de controle externo: o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas e o Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil.

A diversidade do público é um dos principais diferenciais do II CITC, já que nele serão capacitados, simultaneamente, servidores públicos das unidades federadas e de diversos setores da sociedade civil, incentivando o compartilhamento de agendas e a otimização de recursos humanos e materiais em uma oportunidade única de integração.

De acordo com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB), conforme sua mensagem no site do congresso, o tema desta edição surgiu a partir da necessidade de se discutirem os efeitos imediatos da Covid-19 e suas futuras consequências sociais, ambientais e econômicas.

“O mundo demandará, com muita urgência e mais frequentemente, políticas públicas condizentes com os interesses da cidadania. Esse percurso será referendado entre os dias 9 e 12 de novembro, em João Pessoa. Nenhum tema ficará ausente das discussões”, ressalta o presidente da Atricon.

PROGRAMAÇÃO

Estão previstos na programação do evento Encontros Nacionais, como o da Rede das Escolas de Contas e dos Secretários de Controle Externo, e a apresentação de trabalhos científicos, além de palestras e intervenções culturais. Encerrando o congresso, haverá a entrega das Medalhas de Mérito Rui Barbosa e da Atricon e a realização de eleições das duas instituições.

O II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é uma realização da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), com apoio da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo