Gestão e prática em ouvidoria é tema de curso realizado pela ESCon/TCE para servidores de prefeituras, câmaras e institutos de previdência
A capacitação tem um total de 16 horas-aula, iniciando-se nesta terça-feira (16/11) e terminando na sexta-feira (19/11), das 14 às 18 horas
Com o objetivo de repassar os procedimentos sobre criação e implantação da unidade de ouvidoria para a melhoria da prestação de serviços pelos órgãos jurisdicionados, especialmente servidores de prefeituras, câmaras e institutos de previdência, será realizado na modalidade remota o curso Gestão e Prática em Ouvidoria.
Organizada pela Escola Superior de Contas (ESCon), unidade de educação corporativa do TCE, a capacitação tem um total de 16 horas-aula, iniciando-se nesta terça-feira (16/11) e terminando na sexta-feira (19/11), sempre no período da tarde, ou seja, das 14h às 18h.
A ESCon expedirá certificado aos participantes que estiverem devidamente inscritos no sistema Sophos e cumprirem a carga horária do curso.
EMENTA E INSTRUTORES
Todos os conhecimentos, orientações e informações da capacitação serão repassados pelos servidores Ana Lúcia da Silva, assessora da Ouvidoria do TCE-RO e membro do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidoria e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), e Felipe Lima Guimarães, gestor de Cooperação da Ouvidoria do TCE-RO junto à Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV / CGU).
Quanto à ementa, serão abordados: finalidade da Ouvidoria; base legal; estrutura necessária física pessoal; fluxo de trabalho; tratamento das manifestações; diligências; resposta ao manifestante; técnicas de atendimento; ferramentas disponíveis; parcerias; divulgação; gestão da informação; Legislações: Leis Federais n. 12.527/2011, 13.460/2017 e 13.709/2018; Carta de Serviços ao usuário do serviço público.