CapacitaçõesEventosTCE-RO

TCE-RO realiza na quarta-feira (1º/12) encontro para divulgação e análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica – Norteia

O encontro será na modalidade on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE-RO no Youtube; haverá também a participação da professora Kátia Smole, repassando orientações pedagógicas

Após a conclusão da Avaliação Diagnóstica, em que mais de 39 mil estudantes de 42 municípios foram avaliados, chegou o momento de analisar os resultados e elaborar estratégias para a recuperação das aprendizagens.

Assim, na próxima quarta-feira (1° de dezembro), às 14 horas (de Rondônia), será realizado um encontro formativo direcionado aos dirigentes municipais de educação, equipe gestora do projeto, técnicos pedagógicos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das redes participantes do projeto.

O encontro ocorrerá na modalidade on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Contas no Youtube, disponível no link abaixo. É possível agendar um lembrete para, na data e horário, ser avisado eletronicamente sobre o evento.

OBJETIVOS E ORIENTAÇÕES

O objetivo do encontro é demonstrar os painéis com os resultados das avaliações, bem como orientar as redes e seus educadores para o processo de recuperação das aprendizagens.

Para além da leitura e interpretação dos resultados, é necessário pensar em estratégias pedagógicas para a recuperação das aprendizagens. Pensando nisso, haverá a participação especial da professora Kátia Smole, atual presidente do Instituto Reúna, parceiro técnico na elaboração dos materiais da avaliação.

Ela vai falar mais sobre o material “Orientações Pedagógicas”, incluindo os itens avaliados no caderno de verificação da aprendizagem para cada ano avaliado, a partir das habilidades presentes nos Mapas de Foco da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Língua Portuguesa e Matemática.

Os itens que avaliam a mesma habilidade ou habilidades similares foram organizados em blocos. Em cada bloco você terá acesso às orientações pedagógicas compostas por indicações de erros comuns que os alunos possivelmente cometem na resolução dos itens e, também, sugestões metodológicas para trabalhar as habilidades focalizadas e outras com as quais elas se relacionam.

A coordenação espera que o material sirva como apoio na construção e execução das aulas, assim como convida todos a participar do evento. Dúvidas podem ser esclarecidas com o técnico da Secretaria de Planejamento (Seplan) do TCE-RO, Vinicius Moraes, por meio do e-mail: vinicius.moraes@tce.ro.gov.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo