Pular para o conteúdo
DestaqueEventosParceirosTCE-RO

TCE-RO prestigia abertura do Ano Legislativo

A sessão solene teve, na mesa de autoridades, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos órgãos autônomos Tribunal de Contas e Ministério Público

O Tribunal de Contas (TCE-RO), por seu presidente, conselheiro Paulo Curi Neto, participou nessa terça-feira (15/2), no Plenário da Assembleia Legislativa, em Porto Velho, da abertura do Ano Legislativo.

A sessão solene, conduzida pelo presidente da ALE, deputado Alex Redano, teve, na mesa de autoridades, representantes também dos Poderes Executivo e Judiciário e dos órgãos autônomos TCE e Ministério Público.

Autoridades do Estado prestigiaram a cerimônia que marcou a abertura das atividades na Assembleia Legislativa

O conselheiro Paulo Curi pautou sua fala, especialmente, na preocupação que o Estado de Rondônia, por suas instituições, deve ter com as políticas públicas destinadas à educação, segmento fortemente impactado pela pandemia devido à suspensão prolongada de atividades presenciais, o que potencializou a evasão escolar e comprometeu consideravelmente o aprendizado, apesar de todo o esforço dos profissionais da educação.

Segundo ele, há estudos que indicam um retrocesso de até catorze anos no aprendizado e uma estimativa de até dez anos para a recuperação dessas perdas.

Além disso, ressaltou a existência de pesquisa realizada por instituições internacionais que sinaliza para uma efetividade muito reduzida do ensino remoto, comparativamente ao presencial, o que torna urgente o retorno às atividades educacionais presenciais, já no início deste ano letivo.

Acrescentou existirem evidências a demonstrar que, cumprido o protocolo sanitário preconizado pela Vigilância Sanitária (Agevisa), o ambiente escolar é mais seguro para os alunos e profissionais da educação que outros lugares.

Finalizou exortando as autoridades políticas a agirem imediatamente para assegurar o pleno retorno às atividades presenciais nas escolas de Rondônia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo