ESCon prorroga prazo de inscrições para seleção de Projetos de Estudos e Pesquisas voltados à inovação em áreas afetas ao TCE-RO
Publicado no Diário Oficial eletrônico (DOe) do Tribunal de Contas, o comunicado dispõe que as inscrições se estenderão até a próxima segunda-feira (25/4), exclusivamente via internet
Foi divulgado nesta quarta-feira (20/4), pela Presidência da Escola Superior de Contas (ESCon), comunicado sobre a extensão dos prazos do cronograma do Edital ESCon n. 004/2022, o qual, por sua vez, abriu inscrições para a seleção de Projetos de Estudos e Pesquisas em três grandes áreas afetas à atuação do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO): governança e gestão pública, educação pública e finanças públicas.
Publicado na edição n. 2576 do Diário Oficial eletrônico (DOe) do Tribunal de Contas, que circula nesta quarta-feira, o comunicado dispõe que as inscrições se estenderão até a próxima segunda-feira (25/4), exclusivamente via internet, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível no link: https://escon.tcero.tc.br/editais-acoes-educacionais/.
Podem submeter Projeto de Estudos e Pesquisa membros e servidores do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas, assim como docentes, discentes e pesquisadores de instituições de ensino, de acordo com os procedimentos e critérios previstos no edital e na Resolução n. 334/2020/TCE-RO.
INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA
Todos os procedimentos e critérios previstos no edital estão em sintonia com a Resolução 334/2020 do TCE-RO e visam, entre outros aspectos, incentivar a participação de pesquisadores em projetos, programas e ações de pesquisa científica e a inovação nas áreas de competência do Tribunal de Contas, podendo ocorrer mediante parceria com instituições públicas e privadas.
De igual modo, pretende integrar o ensino e a pesquisa com as demandas institucionais e da sociedade, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber científico e o saber popular; incentivar a pesquisa e o desenvolvimento do estudo em áreas afetas à missão institucional, contribuir para a produção e construção de modelos críticos referentes ao tema abordado e colaborar na formação crítica dos servidores, jurisdicionados e cidadãos.
Portanto, trata-se de uma iniciativa inédita proposta pela Escola Superior de Contas que almeja sobretudo o estímulo à reflexão e produção técnico-científica como resultado dos estudos empreendidos a partir das necessidades da Corte de Contas e dos objetivos e diretrizes estabelecidas em seu novo Planejamento Estratégico.