DestaqueInstitucionalTCE-RO

Em ação alusiva ao Maio Amarelo, TCE-RO promove campanha de divulgação

O Tribunal de Contas promove, em seus canais de comunicação, campanha de divulgação por meio de mensagens educativas, relacionadas ao trânsito e ao bem-estar social

Como parte da adesão do Tribunal de Contas (TCE-RO) à campanha nacionalmente conhecida como Maio Amarelo, serão desenvolvidas ao longo deste mês junto aos servidores, estagiários e colaboradores, assim como ao público que visita as instalações da Corte, ações preventivas de conscientização visando à redução de acidentes de trânsito.

Segundo a Assessoria de Segurança Institucional (ASI), unidade responsável pela coordenação da campanha no âmbito da Corte de Contas, as ações estão alinhadas ao movimento encabeçado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), buscando conscientizar a população para um trânsito mais seguro e humanizado, incentivando os cidadãos a praticar a gentileza, enxergar o próximo e lutar para a redução do número de acidentes de trânsito.

Nesse sentido, o TCE-RO promove – na intranet, em seu portal na internet e também nas redes sociais – campanha de divulgação por meio de mensagens educativas, relacionadas ao trânsito e ao bem-estar social, com vistas a divulgar, de forma eficaz, a mensagem do Maio Amarelo.

De igual modo, também será feita a personalização (“plotagem”) com símbolo e dizeres alusivos à campanha na porta de acesso às dependências físicas do Tribunal de Contas, em Porto Velho.

O QUE É

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização adotada por diversos movimentos, como Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata).

Números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira entre jovens de 15 a 24 anos. Além das perdas humanas, os acidentes representam prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto do país.

No âmbito internacional, foi realizado recentemente pelas Nações Unidas movimento a fim de garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade e a não utilização de capacete, de cinto de segurança e das cadeirinhas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo