TCE-RO faz balanço positivo sobre workshop de implementação do Programa Trilhas de Aprendizagem e Curadoria de Conhecimento
Voltado a desenvolver competências técnicas aos servidores do Tribunal envolvidos nas tarefas de curadores das chamadas Trilhas de Aprendizagem (formas alternativas e flexíveis de desenvolvimento de competências), evento teve a primeira etapa encerrada nessa quinta-feira (30/6)
Gestores de todas as unidades do Tribunal de Contas participaram, ao longo desta semana, do evento de implementação do Programa de Trilhas de Aprendizagem e Curadoria de Conhecimento no âmbito do TCE-RO, uma iniciativa da Escola Superior de Contas (ESCon) em conjunto com a Secretaria-Geral de Administração (SGA), voltado a desenvolver competências técnicas aos servidores do Tribunal envolvidos nas tarefas de curadores das chamadas Trilhas de Aprendizagem (formas alternativas e flexíveis de desenvolvimento de competências).
Realizado de modo presencial, na sede da ESCon, desde a última segunda-feira (27/6), o evento foi ministrado pelo professor Pedro Paulo Carbone, que, além de robusta formação acadêmica, tem expertise nessa área, repassando, ao longo da capacitação, orientações, informações e dicas para a equipe indicada pelo TCE-RO para o planejamento e implantação do Programa de Trilhas de Aprendizagem e Curadoria de Conhecimentos, a fim de desenvolver a tomada de decisão por meio do autoconhecimento e autorresponsabilidade das competências voltadas à entrega de resultados.
Outro ponto alto registrado no evento, conforme o Presidente da ESCon, Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, foi a participação e o engajamento dos gestores e servidores do Tribunal ao longo de todo o evento e também no workshop de apresentação dos planos de área e resultados, realizados na manhã dessa quinta-feira (30/9).
ENCERRAMENTO
O encerramento do evento, na tarde dessa quinta-feira (30/6), também contou com a presença de membros do Tribunal de Contas, momento em que o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto aproveitou para explicar a convergência do Programa Trilhas de Aprendizagem e Curadoria de Conhecimentos com o Plano Estratégico da Corte de Contas, horizonte 2021/2028.
“Esse novo planejamento estratégico é fortemente disruptivo em relação ao que vínhamos fazendo antes, porque deixa de olhar os processos internos e foca basicamente nas políticas públicas que entendemos que devem ser priorizadas, em face dos problemas que existem em relação a elas. E o que foi entregue e apresentado nesse evento mostra que há um forte encaminhamento para uma internalização desse planejamento estratégico e sua valorização, assim como dos planos de área, como vimos na apresentação excelente que trata das trilhas de aprendizagem”, acentuou.
Nesse aspecto, o Presidente do TCE-RO lembrou da importância de se definir trilhas tão próximas em um processo de trabalho, com um entrelaçamento tão estreito entre a sinalização daquilo que precisa ser desenvolvido, os objetivos a serem atingidos, a implementação efetiva a fim de assegurar o exercício das atribuições e competências do Tribunal.
“Isso me deixou mais encantado ainda com as possibilidades dos resultados que devemos colher a partir da internalização dessas competências, da compreensão desse modelo que está sendo compartilhando conosco”, completou.
PROGRAMAÇÃO
Além da capacitação recém-encerrada, que teve um total de 32 horas-aula, o Programa Trilhas de Aprendizagem e Curadoria de Conhecimentos, conforme programação divulgada pela Escola Superior de Contas, terá mais quatro ações a serem efetivadas até o fim do ano:
- Oficina-ação 2 para o grupo gestor e técnicos que irão atuar como curadores na modelagem das Trilhas de Aprendizagem no ambiente digital (32 horas-aula);
- Oficina-ação 3 para o grupo gestor e técnicos para ajustes das Trilhas desenvolvidas (32 horas-aula); e
- Oficina-ação 4 para o grupo gestor e técnicos para publicação das Trilhas (32 horas-aula).
Nessas etapas, além de exposição de conteúdo, são realizados exercícios simulados e trabalhos de campo, numa perspectiva de treinamento-ação, a fim de permitir a aplicação prática dos conceitos e métodos expostos.
As atividades e recursos didáticos serão utilizados para apresentar e analisar práticas comuns ao meio organizacional, com o intuito de desenvolver a capacidade analítica e facilitar a compreensão e a retenção dos conceitos e proposições expostos.