Pular para o conteúdo
EventosParceirosTCE-RO

Etapa dos Mecanismos de Prevenção do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) será realizada nesta quinta-feira (14/7), na sede da ESCon

Evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola Superior de Contas no YouTube, começará às 9h30 (horário de Rondônia); inscrições ainda podem ser feitas na página da ESCon

Será realizada nesta quinta-feira (14/7), a partir das 9h30 (horário de Rondônia), na sede da Escola Superior de Contas (ESCon) do Tribunal de Contas (TCE-RO) em Porto Velho, a primeira das quatro etapas dos Mecanismos de Prevenção do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

A ação educacional é denominada “Prevenção e seus componentes: Gestão da Ética e Integridade” e constitui-se em mais um passo em direção ao caminho da ética, integridade e transparência na administração pública brasileira, conforme programação de capacitações do PNPC iniciada agora no mês de julho.

O evento é nacional, sendo que a etapa de Rondônia é organizada pela ESCon/TCE-RO, em formato híbrido: presencial para 50 agentes públicos na sede da Escola, em Porto Velho, e com transmissão ao vivo para os demais participantes, conforme link abaixo:

No link acima é possível agendar um lembrete para, no dia e horário, ser avisado sobre o evento.

Trata-se de uma ação educacional com a participação, além do TCE-RO e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Controladorias-Gerais do Estado (CGE-RO) e da União (CGU), possibilitando, assim, um momento de grandes discussões com o propósito de propagar boas práticas e mobilizar instituições e agentes públicos no combate que se faz imprescindível contra a corrupção.

Voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de Governo e dos três Poderes em todos os Estados da Federação), o PNPC é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública dos 26 Estados e do Distrito Federal e com a coordenação do TCU e da CGU.

Tem ainda o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O propósito do PNPC é orientativo e pedagógico, visando estipular a redução de suscetibilidade à corrupção das organizações públicas do País, sem rankings ou qualquer outro meio de exposição de dados individuais.

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO

O evento que será realizado nesta quinta-feira ainda tem tem inscrições abertas para os gestores e servidores públicos de Rondônia pela página eletrônica da ESCon, neste endereço: https://sophos.tcero.tc.br/. Quem participar efetivamente do evento terá direito a certificado emitido pela Escola, com carga horária de 2h30.

A programação tem, além da abertura com a participação de autoridades e representantes das instituições que coordenam o PNPC em Rondônia e da ESCon, uma mesa-redonda que contará com a Presidente da União dos Controladores Internos de Rondônia (UCIR), Patrícia Costa; o Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Ziller; e o Auditor Federal de Controle Interno João Mourão Mendes (CGU-RO).

Como moderadora, a Secretária de Controle Externo do TCU-RO, Paula Gigliane de Oliveira, que também é a Coordenadora da Rede de Controle da Gestão Pública em Rondônia. Haverá anda espaço para interação com os participantes, por meio do esclarecimento de dúvidas e questionamentos para os debatedores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo