EventosParceirosTCE-RO

TCE-AM sedia evento nacional sobre Integridade Pública em comemoração aos 30 anos da Atricon

O evento na sede do TCE do Amazonas é o quarto encontro da série, que será realizada também nos Tribunais de Contas do Distrito Federal (26/8), do Estado de São Paulo (1º/9), do Estado de Alagoas (9/9) e do Estado do Paraná (6/10)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sedia, no próximo dia 14 de setembro, a solenidade em alusão aos 30 anos da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). O evento acontece às 9 horas (horário local, ou seja, 10 horas de Brasília), e conta com palestrantes para abordar a temática “Integridade e Transparência: Implementar para avançar”. 

Entre os palestrantes do evento, que reunirá integrantes de vários Tribunais de Contas, estão o fundador do Programa de Transparência Pública da Fundação Getúlio Vargas, canadense Robert Gregory Michener, e o jornalista Milton Jung Júnior.

“É gratificante sediar um evento tão importante entre as Cortes de Contas do país. Ter essa oportunidade é sinal da relevância do TCE Amazonas dentro da organização, é um sinal de reconhecimento do trabalho que estamos fazendo, e do apoio que damos a Atricon”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

O TCE-AM é um dos cinco Tribunais de Contas do País escolhidos para sediar as comemorações da Atricon e sediará as solenidades representando a região Norte.

 “É necessário estimular a cultura de um ambiente ético, íntegro, impessoal, ausente de conflito de interesses e no qual prevaleça o interesse público, tanto nas relações entre membros e servidores como também naquelas estabelecidas pelos Tribunais de Contas com gestores públicos e com atores do setor privado”, afirmou o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS).

O evento na sede do TCE-AM é o quarto encontro da série, que será realizada também nos Tribunais de Contas do Distrito Federal (26/8), do Estado de São Paulo (1º/9) e do Estado de Alagoas (9/9). O encerramento dos seminários ocorrerá no TCE do Paraná, no dia 6 de outubro.

PROGRAMAÇÃO

Durante as comemorações alusivas aos 30 anos da Atricon, além de palestras, serão realizados lançamentos de pesquisas, capacitações, seminários e projetos.

A abertura do evento será feita pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, e pelos presidentes da Atricon, Cezar Miola, e do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Lima (TCE-CE).

Para falar sobre transparência, palestrará o fundador do Programa de Transparência Pública da Fundação Getúlio Vargas, Robert Gregory Michener. O canadense é doutor em Política Comparada e Relações Internacionais pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

O jornalista Milton Jung Júnior trará as temáticas integridade e ética, na sequência do evento. Com passagens nos principais veículos de comunicação do país, Milton Júnior é formado em jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul.

SOBRE A ATRICON

Criada no dia 26 de agosto de 1992, a Atricon tem o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus membros, para aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. Sua atuação é desenvolvida em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas.

Eleita a cada dois anos, a Direção da Atricon define, por meio de constante e democrático processo de diálogo com os associados, metas e ações estratégicas, firma parcerias com outras instituições e realiza debates e eventos nacionais. (Fonte: Atricon)

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo