DestaqueEventosParceirosTCE-RO

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção promove evento sobre controles preventivos nesta quinta-feira (18/8)

O objetivo do encontro, que começará a partir das 9 horas (horário de Rondônia), é estimular a criação de processo de gerenciamento de riscos e mecanismos de controle interno para a prevenção e o combate à fraude e à corrupção

Nesta quinta-feira (18/8), a partir das 10 horas (horário de Brasília, ou seja, 9 horas no horário de Rondônia), o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) realiza o terceiro evento de capacitação do ano, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no YouTube.

Os controles preventivos serão o tema dos debates, que têm como objetivo levar ao conhecimento dos participantes a importância das boas práticas relacionadas à prevenção da corrupção, tais como: sistema de decisões com poderes balanceados e segregação de funções, plano de combate à fraude e à corrupção, práticas de gestão de recursos humanos e de relacionamento com terceiros, instituição de processo de gerenciamento de riscos e mecanismos de controle interno para a prevenção e o combate à fraude e à corrupção.

Os debates abordarão a experiência de participantes do PNPC que já implementaram algumas boas práticas, enfatizando como o programa auxiliou no alcance desses resultados.

O evento atende ao compromisso de levar aos participantes conhecimento e informações sobre as melhores práticas de gestão e governança para o enfrentamento da corrupção de maneira simples e direta, para auxiliar as organizações a implementarem estruturas e medidas que melhorem o ambiente e a cultura organizacional. A segunda etapa do programa contará ainda com mais dois eventos ao longo do ano, que serão divulgados e detalhados oportunamente. 

Sobre o PNPC: 

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas.

O ano passado foi o período de adesão das organizações, de realização das autoavaliações na plataforma e-Prevenção e de definição do marco zero, fase que indica como estão as práticas dessas organizações quanto aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção no ato de adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.

O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) , Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional de Municípios (CNM) .

Parcerias: 

A segunda etapa do PNPC acontece em parceria com o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades), que visa contribuir com a qualificação dos gestores municipais e atuar na prevenção de falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. Lançado em março de 2021, o programa já atingiu milhares de gestores públicos, por meio dos webinários temáticos, cursos e publicações específicas para os municípios. 

O evento é aberto ao público e será transmitido no canal do TCU no Youtube. 
Conheça mais o PNPC acessando o portal em http://www.rededecontrole.gov.br/.

Inscreva-se!  

Serviço
Dia: 18/8/2022 (quinta-feira)
Horário: das 10h às 12h (de Brasília / 9h às 11h de Rondônia)
Local: Canal do TCU no YouTube

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo